Encontrão reúne cerca de 800 MESCs da Arquidiocese de Curitiba

encontrao-mescs-05-pnsbe
Foto: Pascom Setor Pinhais

Cerca de 800 pessoas participaram do Encontrão dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs) da Arquidiocese de Curitiba, realizado no dia 1º de dezembro na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Pinhais-PR. O tema do encontro foi “Sal da Terra e Luz do Mundo”.  A Pastoral da Comunicação – Pascom – Setor Pinhais realizou a cobertura completa do evento, com transmissão ao vivo das palestras e da Santa Missa – os links estão disponibilizados no decorrer desta matéria.

Para o Pe. Arlindo Torneta, da paróquia anfitriã, o encontro foi um momento de fortalecimento de fé dos ministros: “Nos alegramos muito com a presença de todos esses ministros e fazemos votos que esse encontro os anime mais ainda, para que possam encher-se de Jesus e animar nossas famílias”. Integração, formação e fortalecimento foram os principais objetivos deste encontro, de acordo com o coordenador dos MEScs da Arquidiocese de Curitiba, Luiz Lenzi. Ele reforçou: “É uma caminhada, é árdua, mas precisamos sim dar graças a Deus pela realização por este encontro e pelo caminho percorrido neste ano”.

encontrao-mescs-00-pnsbe
Foto: Pascom Setor Pinhais

O encontro contou com a presença do arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, e dos dois bispos-auxiliares, Dom Amilton Manoel, cp, e Dom Francisco Cota. Dom Amilton foi o primeiro palestrante, trazendo o tema “Santidade e o Mesc”, em referência ao documento do Papa Francisco sobre a santidade no mundo atual. “No documento, o Papa traz uma forma simples de viver a santidade, mas comprometida com Jesus, com as pessoas e com a transformação da realidade. Podemos trazer um pouco do céu para a Terra com nosso testemunho e a nossa vivência de Deus e o nosso amor aos semelhantes”, disse Dom Amilton.

Palestra de Dom Amilton:

Dom Francisco comentou que o encontro representa a união e a comunhão deste ministério. “Temos uma ocasião de formação e uma oportunidade de oferecer espiritualidade aos ministros extraordinários da comunhão eucarística. É uma convocação em todas as paróquias da Arquidiocese para representar a unidade e comunhão deste ministério em todo a nossa Arquidiocese”.

Palestra de Dom Francisco:

Padre Alex  Cordeiro, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba,  ministrou a palestra sobre Inspiração Catecumenal. “Catecumenato é um jeito de evangelizar da igreja, que remonta os primeiros séculos e relembra o jeito de Jesus evangelizar. Jesus não sai apenas falando, ele tinha gestos, acompanhava pessoas, fazia processo com essas pessoas e utiliza-se de símbolos. É de total importância para a Igreja quando um grupo como os ministros extraordinários da sagrada comunhão de encontram. A força da igreja se manifesta”, explica o Padre Alex.

Palestra do Pe. Alex:

O encerramento aconteceu com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Peruzzo.

Álbum de fotos: Santa Missa presidida por Dom Peruzzo

Matéria da PASCOM do Setor Pinhais sobre o encontro:

 

 

 

FONTE PARA O TEXTO E FOTOS: facebook.com/PNSBE/

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo