Novena de Natal em Libras: confira como tem sido os encontros da Pastoral do Surdo

hrthrh

A preparação da novena de Natal deste ano da Pastoral do Surdo foi realizada com encontros em Almirante Tamandaré, Campo Largo, Colombo e bairros de Curitiba. “Tivemos inclusive algumas dificuldades no caminho para organizar os encontros, mas valeu a persistência dos irmãos da comunidade surda, que queriam fazer a novena, pois sentiam ausência de preparação para o Natal neste período do Advento”, comentaram os coordenadores.

Agora a pastoral comemora, com alegria, a realização dos encontros da novena em que está sendo fácil entender o Advento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e ressaltam: “São Francisco de Sales se referia ao agir das mãos como uma anunciação da evangelização da vivência na fé católica da comunidade surda”.

Nos encontros foram utilizados alguns teatros para possibilitar a imaginação e também dinâmicas. Como exemplo, beber um copo de água com sal ou açúcar para entender a espiritualidade no momento de conversão, também como forma de refletir a comparação de nosso coração como uma manjedoura e a preparação de enfeites feita para que possam abrir o coração para Jesus que chegará em breve no repouso da manjedoura de nosso coração.

1º Encontro: Galho secos que utilizados para refletir sobre o perdão dos pecados.

1-encontro

1-encontro

 

2º Encontro: Relembrar sobre o sofrimento da Maria.

2-encontro

 

3º Encontro: Dinâmica: pintar apenas a cor de azul (quantos pecados você tem?); Entrar no Rio Jordão para fazer conversão, simbolizando João Batista.

3-encontro

3-enc

3

 

4º Encontro: No momento que tivemos a conversação sobre agradar a imagem da Maria pelo acontecimentos. Exemplo: Não houve roubo e furto do apartamento, porque a imagem de Maria ficou em cima da porta de entrada.

4-encontro

 

5º Encontro: Dinâmica: Água, Sal e Açúcar. “Saborosa da Espiritualidade”

5-encontro

5

Outros encontros:
6ª Curitiba – Bairro Alto – 13/12
7º Curitiba – Merces-15/12
8º Colombo – 20/12
9º Campo Largo – 22/12