JMJ 2019: Jovens brasileiros a caminho do Panamá

Juventude da Arquidiocese de Curitiba também marcará presença

panama-2 Jovens de todos os cantos do Brasil e do mundo estão se preparando para embarcar – muitos até já embarcaram – rumo à Cidade do Panamá para a Jornada Mundial da Juventude(JMJ), que acontece de 22 a 27 de janeiro com a presença do papa Francisco. Para muitos, a preparação teve início ainda em 2016, quando foi anunciada em Cracóvia, na Polônia. Em grupos ou até mesmo sozinhos, os jovens responderam com sim generoso o convite do Papa Francisco e do próprio tema da JMJ “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”.

regi-joao-paulo-iiNa Arquidiocese de Curitiba não tem sido diferente: após longo período de preparação, alguns jovens já estão de malas prontas e outros já estão em viagem, prontos para viver a experiência da JMJ 2019. É o caso do grupo de jovens João Paulo II, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo. “Expressar em palavras a expectativa do Panamá é quase impossível, mas a certeza que temos é de que esse será um momento lindo, uma experiência muito rica e que vai nos fortalecer, vai ser um reabastecimento para que em nosso retorno possamos trabalhar com muito mais ardor e Maria seja nossa inspiração”, comenta Regi Corrêa, coordenadora do grupo.

thays-joao-paulo-iiElas partem em três peregrinas para o Panamá neste sábado, dia 19. Junto com Regi vão as jovens Vanessa Chiquiti, de 17 anos, e Thays Tavares, de 22. Thays comenta sobre a alegria em estar prestes a viver algo pelo qual elas muito batalharam: “Deus sabe como foi difícil chegar até aqui, então eu tenho certeza que tudo será uma surpresa preparada com muito carinho por Ele”. Desde o início de 2018 o grupo está em preparação, tendo realizado diversas ações junto à comunidade para arrecadar fundos para a viagem. As ações incluem a realização de bazar, venda de pastéis, festival de prêmios, realização de torneio na comunidade, workshop, entre outros eventos que exigiram delas muita criatividade e dedicação para poder dar asas ao sonho de representar a paróquia na JMJ.

Vanessa

Com a aproximação do dia do embarque, a emoção está a mil. Vanessa destaca a importância que vê na JMJ para toda a juventude mundial ao comentar sobre sua expectativa: “será um encontro com o Pai, o Pai de milhares de jovens. Vamos estar em meio a milhões de jovens, dando demonstração de força, fé e pedindo para todos um bem só, que é a paz e o amor no mundo inteiro”.

No site Jovens Conectados, é possível encontrar dicas práticas que vão contribuir na preparação dos jovens que vão participar da JMJ Panamá 2019. Confira aqui.

 

 

* Texto produzido com trechos de Adilson Jorge/Jovens Conectados  – fonte: CNBB

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo