Padres da arquidiocese de Curitiba estão em retiro com assessoria do Pe. Joãozinho, scj

retiro-fevereiro-2019
Está em andamento no Recanto Marista Champagnat em Florianópolis, de 4 a 8 de fevereiro, o retiro anual da segunda turma dos presbíteros da Arquidiocese de Curitiba. Um primeiro grupo de padres já realizou o retiro na primeira semana de janeiro, em Curitiba.

O retiro conta com a assessoria do Padre Joãozinho, scj, doutor em Teologia e em Educação, cantor e autor de mais de trinta livros com temas que vão de espiritualidade a teologia e formação de lideranças.

Pe. Joãozinho, scj- Reprodução

A semana é voltada para aprofundar a vocação e missão no ministério presbiteral, renovando forças para o ano. Entre os temas trabalhados estão “Os Presbíteros na escola de Maria” e os sete passos de Maria – Silêncio, Escuta, Êxtase, Reflexão, Pergunta, Resposta e Ação. É momento também de reflexão sobre a identidade do presbítero, com base na exortação apostólica “Pastores Dabo Vobis” (“Eu te darei Pastores”), em que São João Paulo II delineia a identidade do sacerdote: “Os presbíteros são, na Igreja e para a Igreja, uma representação sacramental de Jesus Cristo Cabeça e Pastor, proclamam a Sua palavra com autoridade, repetem os Seus gestos de perdão e oferta de salvação, nomeadamente com o Batismo, a Penitência e a Eucaristia, exercitam a Sua amável solicitude, até ao dom total de si mesmos, pelo rebanho que reúnem na unidade e conduzem ao Pai por meio de Cristo no Espírito”.

retiro-fevereiro-2019-2