Pastoral da Saúde promoveu encontro preparatório para pré-conferencias de Saúde

foto: Patryck Madeira

No sábado, dia 9 de fevereiro, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba promoveu um encontro de Formação de Políticas Públicas em Saúde. O encontro foi uma oportunidade de preparação dos agentes de pastorais e conselheiros de saúde para as Pré-Conferências que serão realizadas neste ano de 2019. Neste ano será realizada a Conferência Nacional de Saúde (4 a 7 de agosto) e também as etapas estaduais e municipais, incluindo uma série de pré-conferências que inciam em Curitiba no dia 16 de fevereiro.

Houve uma grande adesão de pastorais da saúde e de conselheiros de saúde no geral, que queriam saber mais sobre o tema. Para a coordenadora da Pastoral Arquidiocesana da Saúde, Ireonilda de Conto, foi nítida a satisfação dos mais de 80 participantes, que segundo ela, se surpreenderam com os esclarecimentos realizados sobre o funcionamento dos conselhos e o sobre processo de realização das Conferências. “Todos que atuam nas pastorais sociais estão envolvidos diretamente com políticas públicas, pois o âmbito social envolve os direitos e os deveres. Durante nosso encontro, essa relação ficou esclarecida para todos”, comentou Ireonilda, lembrando que o encontro teve relação também com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Ao longo do dia também foram montados grupos em que os participantes puderam conversar, trocar experiências e em conjunto se prepararem para as conferências, debatendo propostas em defesa da saúde pública que seja de fato em prol do cidadão usuário.

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo