Campanha da Fraternidade: lançamento na quarta-feira de cinzas, 6 de março

Na quarta-feira de cinzas, 6 de março, a Igreja Católica inicia a Quaresma, o período de preparação para a Páscoa. Na data é lançada também a Campanha da Fraternidade da CNBB.

Foto: reprodução - diocesepontagrossa.org.br
Foto: reprodução – diocesepontagrossa.org.br

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil anualmente com o objetivo de despertar o espírito comunitário em busca de um bem comum. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o objetivo é estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.

Com o tema, a Igreja Católica trabalha a compreensão de que Políticas Públicas não são somente ação do governo, mas sim a relação entre as instituições e os diversos atores sociais que possam ser envolvidos na solução de um determinado problema da sociedade. Provoca ainda à superação da dicotomia no que se refere à ‘fé’ e à ‘política’, enfatizando a complementariedade entre Igreja e Estado na busca pelo bem comum.

A Campanha da Fraternidade é aberta nacionalmente sempre na quarta-feira de cinzas e tem seu período mais intenso durante a Quaresma. No dia 14 de abril, Domingo de Ramos, é realizada uma coleta nas igrejas para destinar recursos a obras sociais relacionadas com a Campanha da Fraternidade.

Durante o período da campanha todas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com participação cidadã nas Políticas Públicas por meio de gestos locais.

Em Curitiba, toda  população é convidada a participar da Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 – Dia 6/03, às 12h na Catedral Metropolitana


PROGRAMAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA:

  • Coletiva de imprensa – Lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 na Arquidiocese de Curitiba. Com o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e representantes da organização da CF 2019
coletiva-2018-cf
Coletiva de imprensa – CF 2018

 

Dia: 6 de março de 2019/ Quarta-feira de Cinzas
Local: Salão Nobre da Cúria – Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco – Curitiba (PR)
Horário: 8h30
São convidados para este momento apenas os profissionais de imprensa e agentes das PASCOM das paróquias da Arquidiocese de Curitiba. Imprensa pode tirar dúvidas pelo: 41 99996.5124


Missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2019:
quarta-feira-cinzas

A população é convidada para a Missa das Cinzas, às 12h na Catedral Metropolitana, ocasião em que será celebrada a abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba. A celebração leva esse nome por contar com uma tradicional Imposição das Cinzas – símbolo de penitência que marca o início da Quaresma.

Data: 6 de março de 2019 (Quarta-feira de Cinzas)
Horário: 12h00
Celebrante: Dom José Antônio Peruzzo
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – Rua Barão do Cerro Azul, 31, Centro.


Abertura do Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade

fds-1024x528

Juntamente com a abertura da Campanha da Fraternidade 2019, será lançado o edital do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) pelo qual a Arquidiocese apoia financeiramente projetos sociais que combatam a exclusão social e tenham relação com o tema da Campanha da Fraternidade: “Políticas Públicas”. 

O edital estará disponível no site da Arquidiocese a partir de 7 de março de 2019.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo