Seminário São José comemora 60 anos no Orleans e 70 da presença das Irmãs da Sagrada Família

seminario-sao-jose

Com 123 anos de história, o Seminário Menor São José tem grande relevância não apenas para a Arquidiocese de Curitiba, mas para a Igreja no Brasil

Em 19 de março deste ano serão celebrados os 60 anos de instalação do Seminário na região do Orleans, em Curitiba, período em que mais de mil alunos foram seminaristas. Neste período passaram 10 reitores e dezenas de padres formadores. Mais de 100 alunos chegaram ao sacerdócio na Arquidiocese de Curitiba e em outras Dioceses do Paraná, além de 14 bispos, incluindo dois arcebispos (Dom Anuar Battisti e Dom José Antônio Peruzzo) e um cardeal (Dom Odilo Scherer).

Antes de se instalar no Orleans, o seminário esteve no bairro batel, onde hoje é localizado o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

Em carta, o reitor atual do seminário, pe. Regis Soczek Bandil, homenageia de modo especial ao grande idealizador da casa, Dom Manuel da Silveira D’ Elboux e estende a gratidão aos arcebispos que o sucederam, citando também as dedicadas Irmãs da Congregação Franciscanas da Sagrada Família de Maria que, neste ano, comemoram 70 anos de presença materna e fraterna no Seminário São José.
A celebração dos 60 anos da presença do Seminário São José em Orleans será no dia 19 de março, com missa de Ação de Graças às 11 horas.

Ainda em celebração aos 60 anos no Orleans, dia 24 de março, às 9h, será dia de Academia Lítero Musical e Missa em Ação de Graças com a presença de ex-seminaristas do Seminário.

70 anos das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família

No domingo, dia 17 de março de 2019, o Seminário Menor São José celebra Missa em Ação de Graças aos 70 anos da presença das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família. A presença das Irmãs é uma presença materna e feminina na vida dos seminaristas desde 18 de março de 1949, quando era sediado ainda no bairro batel. No início, dedicavam-se quase que exclusivamente a trabalhos da cozinha, lavanderia e limpeza da casa e. com o correr dos anos, foram assumindo trabalhos no magistério e demais atividades da escola.

Para o reitor do seminário, celebrar os 70 anos das Irmãs no local significa reconhecer a grande colaboração da Congregação da Sagrada Família na formação do Clero Diocesano: “Nas pessoas da equipe atual: Irmã Izaura da Silva, Irmã Úrsula Tartas e Irmã Emiliana Aparecida Antunes, a comunidade do Seminário São José quer agradecer profundamente as dezenas de irmãs que aqui passaram nestes 70 anos, deixando parte de sua vida na formação de um bom número de padres e de muitos cristãos leigos que certamente ser-lhes-ão gratos por toda vida”. A Missa de Ação de Graças contará com Inauguração da Imagem da Sagrada Família no local.

Programação

17 de Março: Inauguração da Imagem da Sagrada Família e Missa em Ação de Graças aos 70 anos da presença das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família em Orleans. Horário às 10 horas.

19 de Março: Missa em Ação de Graças aos 60 anos da presença do Seminário São José em Orleans. Horário às 11 horas.

24 de Março: Academia Lítero Musical e Missa em Ação de Graças com a presença de ex-seminaristas do Seminário São José em Orleans. Horário às 09 horas.