Paróquia em Pinhais prepara-se para acolher imagem e relíquias de São Camilo de Lellis

imagem-sao-camilo-blog-camilianos
A Ordem Camiliana vive em 2019 um Ano Vocacional, realizando de fevereiro até dezembro uma peregrinação nacional para divulgar o carisma e a missão de São Camilo de Lellis. Na semana de 23 a 31 de março, a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança de Pinhais, na Arquidiocese de Curitiba, será responsável por acolher a imagem peregrina e duas relíquias com mais de 400 anos: um fragmento de osso de São Camilo e ataduras que envolveram seus pés chagados.

A imagem peregrina é de São Camilo com o doente às costas: memória de um grande acontecimento da vida do santo. Retrata o salvamento dos doentes do Hospital Santo Espírito, durante a inundação do Rio Tibre, em 24 de dezembro de 1598. Camilo passou a noite toda salvando os enfermos e carregou muitos deles em seus ombros.

São Camilo viveu entre 1550 e 1614 e deixou como herança para a Igreja sua misericórdia junto aos doentes e sofredores, e também uma ordem religiosa para aqueles que desejam seguir o mesmo caminho.

Uma das relíquias: Atadura de São Camilo - fonte:diocesedecrato-org
Uma das relíquias: Atadura de São Camilo – fonte:diocesedecrato-org

PROGRAMAÇÃO EM PINHAIS: A programação da peregrinação na Paróquia inicia no sábado, 23 de março, com a chegada às 18h30 no aeroporto Afonso Pena, de onde segue para a Comunidade N. Sra do Carmo e segue exposta em carro aberto até o Bosque Municipal de Pinhais. De lá, segue em procissão com comunidades Bom Pastor e N. Sra. Aparecida até a Igreja Matriz, onde Dom Francisco Cota celebra missa de abertura do novenário. A programação inclui, entre outras atividades, horários de visitação à imagem e às relíquias e saídas, entre elas ao Hospital Erasto Gaetner, ao Hospital Marcelino Champagnat e a casa de pessoas doentes nas comunidades da Paróquia, ressaltando a aproximação com os enfermos. No dia 31 pela manhã, após celebração de missa às 8h30, segue para Matelândia, também no Paraná. (Confira abaixo a programação completa)

O ano vocacional camiliano tem como tema: “Novos em Cristo: um coração solidário para amar e servir”; e como lema: “Enviou-nos para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos” (Lc 9,2). Teve início em 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, no Santuário Nacional de Aparecida e encerrará no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, no Santuário de São Camilo, no Rio de janeiro. Todas as comunidades religiosas camilianas, hospitais, paróquia, celebrarão o ano vocacional camiliano. A programação da peregrinação pelo Brasil pode ser acessada aqui. Na Arquidiocese de Curitiba, além da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, os religiosos camilianos estão presentes também no Seminário São Camilo e em alguns hospitais.

PROGRAMAÇÃO: 23 A 31 DE MARÇO – PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA

peregrinação são camilo

são camilo

TEXTO PRODUZIDO COM INFORMAÇÕES DE: Padre Fábio.