Você sabia que existem muitas obras sociais apoiadas graças à coleta no Domingo de Ramos?

Quando você contribui na coleta da solidariedade, realizada nas paróquias no Domingo de Ramos, pode até não saber, mas você é um apoiador de projetos sociais relacionados o combate à exclusão social

pe-giocondo

Todos os anos, no Domingo de Ramos é realizada a Coleta da Solidariedade nas paróquias e comunidades de nossa arquidiocese. O recurso desta coleta é, em parte, administrado pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que financia projetos sociais que tenham relação com o tema da Campanha da Fraternidade e contribuam para combater a exclusão social.

Somente em 2018, o FDS da Arquidiocese de Curitiba destinou aproximadamente R$ 185 mil para apoiar 25 projetos que foram executados ao longo do ano. São projetos diversos, inscritos em um edital e selecionados por um comitê gestor do Fundo. “Apoiar estes projetos sociais é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que a etapa mais importante é a solidariedade das pessoas no Domingo de Ramos para apoiar as obras sociais”, comenta Dom Francisco Cota, bispo auxiliar e referencial da Dimensão Social na Arquiocese de Curitiba.

“Tudo o que conseguimos recentemente para as crianças foi por meio do FDS”

pe-giocondo-2
O recurso do FDS tem transformado a vida de muitas pessoas atendidas nas comunidades e instituições sociais beneficiadas. É o caso do Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo, que atende diretamente 120 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Em 2018, a instituição recebeu o aporte de aproximadamente R$ 9 mil para um projeto que proporcionou alimentação diária e saudável para as crianças. “Nosso projeto tem relação direta com o combate à violência. O recurso do FDS foi fundamental, pois estávamos em um ano com poucos recursos financeiros”, comentou Girlânia dos Santos, assistente social do Centro, comentando que muitas vezes a refeição oferecida por eles é a única refeiçao saudável que as crianças têm no dia.

Ela explicou que o centro tem convênio com órgãos públicos, mas para manter o funcionamento precisa de doações constantes. Em 2017 e 2016 a instituição também teve apoio do FDS em outros projetos: “O apoio do fundo permitiu melhorias que são mantidas até hoje para as crianças e qualificaram nosso atendimento, como novo buffet, equipamentos, lixeiras, entre outras”.

Assim como o Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo, são diversas outras obras sociais apoiadas pelo FDS ano após ano.

Convidamos a todos: Divulgue esta notícia para que todos saibam a importância da contribuição na Coleta da Solidariedade. No Domingo de Ramos (14 de abril), colabora diretamente em sua paróquia.

Conheça o FDS pelo video a seguir:

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo