“Confeccionar o tapete de Corpus Christi é viver uma mística profunda do caminho com Cristo”

tapete-2018-2

Representantes de paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Curitiba estiveram, no dia 4 de maio deste ano, na Cúria Metropolitana para uma formação sobre o Tapete do Corpus Christi 2019. Serão 115 lotes distribuídos ao longo da Av. Cândido de Abreu no dia 20 de junho deste ano.

Na formação, além de reforçar orientações práticas para a confecção do tapete, grande parte da conversa foi direcionada para o significado desta tradição. “Existe o aspecto estético e também de uma grande manifestação artística e cultural, mas em primeiro lugar ressaltamos o ‘Caminho’, pois neste dia Cristo está nas ruas e participa do caminho”, comentou o diácono Henry Cunha, convidado pela comissão de organização do Corpus Christi de Curitiba para ministrar a formação sobre o tapete.

“É uma mística profunda do caminho com Jesus Cristo Eucarístico”, afirmou o diácono. Na sequencia, abordou uma série de orientações práticas incluindo questões que envolvem a segurança, o meio ambiente e a preservação da cidade e também realizou orientações quanto às representações que serão feitas pelas paróquias, pastorais e movimentos em seus lotes.

“O foco é a eucaristia. Quem faz as belas representações que nos surpreendem e emocionam a cada ano é o povo de Deus e assim deve continuar, não podemos dar orientações fechadas de como serão as imagens”, comentou o formador, que procurou dar exemplos no sentido de evitar a banalização da fé, de cuidar para não distorcer imagens e para que todos de fato possam em seus lotes contemplar símbolos da Fé Católica.

O que esperar? “Que cada pessoa que for contribuir em seu lote possa vivenciar a mística com a maior intensidade e alegria possível neste dia de louvor a Jesus Sacramentado” afirmou o diácono.

tapete-2018-pessoeas

Neste ano, serão 115 lotes na extensão de pouco mais de 1,8km da Av. Cândido de Abreu – do obelisco próximo à Catedral até o palco na Praça Nossa Senhora de Salete – com expectativa de envolver mais de 4 mil pessoas na confecção do tapete. A procissão ocorre logo após a missa em frente à Catedral, que neste ano será às 14h.

SEJA UM VOLUNTÁRIO DO CORPUS CHRISTI NESTE ANO

Clique aqui para fazer parte de uma das equipes.