Pastoral Familiar promove encontros sobre ‘Perdas e Viuvez’

whatsapp-image-2019-04-08-at-22-27-53

Um grupo da Pastoral Familiar Nacional tem promovido em diversas paróquias o encontro “Perdas e Viuvez” com o objetivo de ajudar pessoas que sofreram alguma perda de pessoa próxima a superar e reencontrar a alegria de viver. A proposta é mostrar que a perda ou a viuvez não é o fim do sentido de nossas vidas, ao contrário é o momento de encontrar novo sentido para continuar vivendo. A ação surgiu de um pedido de Dom Orlando Brandes, quando Presidente da Comissão Nacional de Pastoral Familiar, e de um projeto do Pe. Cláudio Delfino (ex-assessor nacional).

“É difícil para qualquer pessoa enfrentar sozinha suas perdas. Mas, na medida que nos juntarmos e ouvirmos uns aos outros, descobriremos que as nossas perdas estão incluídas no contexto do mistério da vida e que temos que aprender a lidar e conviver com elas” comenta Eli Paschenda, integrante do grupo que tem ministrado estes encontros em diversas localidades.

whatsapp-image-2019-04-08-at-22-27-52

Na Arquidiocese de Curitiba, a Paróquia São Lucas, no Xaxim, teve seu primeiro encontro de acolhida em março deste ano, reunindo mais de 60 pessoas – viúvas/os, separadas/os, solteira/os – para uma tarde de espiritualidade e convívio comunitário, contando com a participação do grupo Fica Conosco Senhor. Um segundo encontro de acolhida será realizado na paróquia no dia 18 de maio.

Já foram realizados mais de 20 Encontros de Perdas e Viuvez entre Paraná (Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Umuarama), Minas Gerais ( Governador Valadares, Divinópolis), Pernambuco (Recife), São Paulo ( São Paulo – Capital, Sorocaba, Itu, Botucatu, Franca, Laranjal Paulista). Em Curitiba, o trabalho foi apresentado na Assembléia Arquidiocesana da Pastoral Familiar de 2018, além do encontro realizado na Paróquia São Lucas.

“A dor pode nos fazer mais fortes, e quando compartilhada com outros fica mais fácil superá-la. Todos podemos e devemos viver o nosso luto em todas as suas fases, o que não podemos é viver a vida em luto”, comenta Eli.

Dinâmica dos encontros:

O Encontro de Perdas e Viuvez é realizado em uma tarde e as pessoas que sofreram alguma perda – viúvas/os, separadas/os, sozinhas/os – são convidadas através da Pastoral Familiar da Paróquia.

Para propor o encontro em sua paróquia, a pastoral familiar pode entrar em contato com a Secretaria da Comissão Família e Vida na Arquidiocese de Curitiba – (41) 2105 6309