Corpus Christi 2019: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”

corpus-christi-2018
O Corpus Christi 2019 de Curitiba tem como tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito!”. Esta aclamação litúrgica é dita pelo povo durante a Oração Eucarística III, após a consagração do Pão e do Vinho no momento em que se reza pedindo que, pelo sacrifício Eucarístico, o Espírito Santo crie na comunidade cristã uma comunhão tal que não haja diferenças entre o único Corpo de Cristo posto sob o Altar e o Corpo de Cristo que é a Igreja, reunida ao redor do altar.

Esta intenção recorda a união mística dos fiéis entre si e destes com o seu Senhor Ressuscitado, de tal forma que o cristão receba em suas mãos aquilo que ele mesmo é pela sua graça batismal.

Santo Agostinho assim ensinava: “Se queres, pois, entender o Corpo de Cristo, ouve o que diz o Apóstolo aos fiéis: ‘Ora, vós sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros’ (1 Cor 12, 27). Se vós, portanto, sois o Corpo de Cristo e membros seus, o vosso mistério está posto na mesa do Senhor: é o vosso mistério o que recebeis. Respondeis ‘Amém’ ao que sois e, respondendo, o confirmais. Escutas, pois, ‘O Corpo de Cristo’ e respondes ‘Amém’. Sê membro do Corpo de Cristo, para que o teu ‘Amém’ seja verdadeiro”. (Santo Agostinho, Sermão 272: PL 38, 1247).

Deve, portanto, o fiel, buscar com todas as suas forças a unidade “do” e “com” Corpo de Cristo que é a Igreja, a fim de que a Eucaristia que ele recebe seja sinal sacramental do Reino de Deus – que é a unidade e a comunhão dos seres humanos entre si.

Vivemos tempos de polaridades… Divisões políticas, ideológicas e de linhas de espiritualidade ameaçam desunir aqueles pelos quais o Senhor derramou o seu Sangue na Cruz. Muitos são os que têm optado pelo conflito, pela divisão e pela discórdia, ao invés de buscar a caridade fraterna. Por este motivo, neste ano, a comissão de organização do Corpus Christi escolheu rezar e celebrar a unidade da Igreja. Estaremos exaltando nas ruas de nossa cidade um único pedaço de Pão, que não é qualquer pão – mas o próprio Senhor, o “Pão da Vida”. E ao louvarmos este Pão imploramos a Ele a graça de sermos, de fato, um só corpo e um só espírito. Imploramos a Ele que nos ajude a superar todas as divisões, a fim de que a Eucaristia que a cada dia celebramos seja de fato sinal vivo do que buscamos e realmente somos.

Este tema é urgente, mas não é novo… São João Crisóstomo (Séc. IV) já alertava os fiéis do risco de comungarem da mesa do Senhor e desprezarem o irmão: “Degustaste o Sangue do Senhor e não reconheces sequer o teu irmão. Desonras esta própria mesa, não julgando digno de compartilhar do teu alimento aquele que foi julgado digno de participar desta mesa. Deus te libertou de todos os teus pecados e te convidou para esta mesa. E tu, nem mesmo assim, te tornaste mais misericordioso.” (São João Crisóstomo, In epistolam I ad Corinthios, homilia 27, 5: pg 61, 230).

De fato, o cristão precisa sentir-se obrigado a buscar a comunhão com os seus irmãos da mesa eucarística.

Nossa Igreja Local convoca a todos a fugir às ocasiões de conflitos, divisões, condenações e discussões infrutíferas. Um só é o Senhor, uma só precisa ser a sua Igreja, mesmo que marcada pela pluralidade de opiniões. A divergência faz parte de qualquer grupo humano, e a Igreja não se exclui disto. Mas a falta de caridade e o rompimento com o outro são um grave escândalo para os cristãos que adoram e comungam do único Pão que é Jesus.

O Catecismo da Igreja Católica (1398) afirma: “‘Ó sacramento da piedade! Ó sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade!’. Quanto mais dolorosas se fazem sentir as divisões da Igreja que rompem a participação comum à mesa do Senhor, tanto mais prementes são as orações ao Senhor para que voltem os dias da unidade completa de todos os que nele creem.”

Seja, pois, nosso Corpus Christi 2019 um forte clamor aos céus a fim de que todas as divisões no Corpo de Cristo sejam de fato superadas.

Corpus Christi 2019

20 de junho

8h-12h – Confecção do tapete na Av. Cândido de Abreu pelas paróquias e movimentos
8h-12h – Apresentações e adoração no palco da Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico
13 – Animação com Coral das Comunidades no palco em frente à Catedral Basilica de Curitiba
14h – Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi em frente à Catedral
15h30 – Procissão pela Av. Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete onde é realizada a Benção ao Santíssimo
17h – Show com Pe. Reginaldo Manzotti

SEJA SOLIDÁRIO – DOE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS PARA NOSSAS OBRAS SOCIAIS. Leve às tendas na lateral da Catedral Basílica ou frente à Assembleia Legislativa do Paraná.

VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM VOLUNTÁRIO NAS EQUIPES DE BRIGADISTAS, SOCIAL, SAÚDE E INFRAESTRUTURA. Cadastre-se no site do Corpus Christi de Curitiba: www.corpuschristicuritiba.org.br
Mais informações: corpuschristi@mitradecuritiba.org.br | Telefone: (041) 2105-6323

*  Pe. Alexsander Cordeiro Lopes