Tríduo de Corpus Christi

corpus-christi-uberlandia
Texto por: Diácono Cleverson Martins

Costumeiramente o povo de Deus tem procurado celebrar novenários ou tríduos como meio preparatório para comemorar as festividades dos santos padroeiros das comunidades. Observando esta prática popular a Arquidiocese de Curitiba apresenta, pelo segundo ano, a proposta da realização do tríduo preparatório para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, já que entendemos a Eucaristia como fonte de onde emana toda a força do fiel cristão.

O tema central adotado pela arquidiocese para reflexão deste ano é “fazei de nós um só corpo e um só espírito”, que traz como pano de fundo a unidade cristã que deve ser vivenciada constantemente. A união dos cristãos é vista através da expressão da fé, da oração, da caridade e do amor. Quando nos congregamos para manifestar um destes meios, ou todos juntos, somos reconhecidos pelo Amor que nos une.

A Igreja arquidiocesana de Curitiba é convidada a viver a fraternidade por meio da oração deste tríduo, que pode ser celebrado de maneiras diferentes. Propomos quatro formas celebrativas, mas reforçamos que não são as únicas maneiras para a realização desta oração. Seguem nossas propostas para este momento orante:

a. Em uma celebração eucarística, onde se pode utilizar de algumas orações propostas;
b. Em uma adoração eucarística, utilizando o subsídio como fonte inspiradora para a vivência desta devoção;
c. Em grupo de oração ou de reflexão, aproveitando os encontros que já acontecem habitualmente para realizar esta oração;
d. Também pode ser realizado nas casas em família ou individualmente.

Todos somos convidados a expressar nosso amor pelo Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo através do tríduo preparatório, utilizando o material disponibilizado aqui em breve.

A comunidade pode, inclusive, escolher os melhores dias para estas orações serem celebradas, atendendo o maior número da parcela do Povo de Deus. O importante é concretizar este momento orante até a quarta-feira, véspera do dia de Corpus Christi.
Contando com a força da oração do povo de nossa arquidiocese, queremos nos unir em torno de Jesus Eucarístico, ponto alto da nossa fé, para manifestar a fraternidade que existe entre nós.

Pedimos a você líder comunitário (ministro ordenado ou leigo) que anime sua comunidade para juntos rezarmos formando este elo forte que existe entre nós.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TRÍDUO PREPARATÓRIO PARA O CORPUS CHRISTI 2019 E ACESSAR AS INSTRUÇÕES PARA IMPRESSÃO

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo