Arquidiocese de Curitiba lança tema do Corpus Christi 2019

A expectativa é contar, novamente, com mais de 100 mil participantes na solenidade no centro de Curitiba
cc-2019

A arquidiocese de Curitiba lançou o tema da festa de Corpus Christi de 2019, a ser realizada no dia 20 de junho: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”.Esta aclamação litúrgica é dita pelo povo durante a Oração Eucarística III, após a consagração do Pão e do Vinho no momento em que se reza pedindo que, pelo sacrifício Eucarístico, o Espírito Santo crie na comunidade cristã uma comunhão tal que não haja diferenças entre o único Corpo de Cristo posto sob o Altar e o Corpo de Cristo que é a Igreja, reunida ao redor do altar.

Além de referência para o Corpo de Cristo, a frase é também uma convocação a todos católicos para a superação de divisões em variados aspectos, buscando demonstrar a unidade da Igreja neste dia que representa, em quantidade de pessoas reunidas, o maior evento da cidade. Mais de 100 mil pessoas são aguardadas para a missa e procissão do dia no centro de Curitiba.

Pela manhã, os fiéis confeccionam o tradicional tapete com serragem, grãos e outros materiais na extensão de 1,8km da avenida Cândido de Abreu desde o obelisco de Nossa Senhora da Luz nas proximidades da Catedral até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Das 9h às 12h haverá uma série de shows com grupos católicos locais, adoração e louvor no palco da Praça Nossa Senhora de Salete. Também haverá feira gastronômica na Praça durante todo o dia.

No período da tarde, a programação inicia às 13h com o Coral das Comunidades na Praça Tiradentes, em frente à Catedral. Às 14h será realizada no local a missa solene celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, com a presença de todo o clero da cidade. Após a missa os fiéis saem em procissão pelo tapete até o Centro Cívico, onde é realizada a benção final, seguida de show com o Padre Reginaldo Manzotti.

Arrecadação solidária: A arquidiocese convida a todos que forem à solenidade deste ano para uma doação de ao menos 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a entidades assistenciais. Haverá pontos de coleta próximo à Catedral e no Centro Cívico.

corpus-christi-1

corpus-christi-2

corpus-christi-3

O que é o Corpus Christi:

É a solenidade que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia, dia em que católicos celebram a presença real de Jesus Cristo no pão e vinho consagrados. É realizado sessenta dias depois da Páscoa. Neste dia, fiéis confeccionam os tradicionais tapetes artísticos e, após uma Missa, saem em procissão por cima dos tapetes, dando testemunho público de sua fé.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo