JDJ foi um dia abençoado, com a presença de uma multidão de jovens

61155827_2526891657329066_5021967433712271360_o

* Por Rayssa Pereira – Coordenadora do Setor Juventude Curitiba

No sábado dia 25/05/2019, em Curitiba tivemos um encontro do JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) “Eis aqui a serva do senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1,38

Um dia abençoado por Deus, nas inscrições realizadas via site do setor juventude, aguardávamos 800 jovens, mas com o frio que fazia no dia anterior imaginava- se que este iria inibir nossos jovens. Mas no sábado fomos surpreendidos por Deus com um presente maravilhoso, tarde com um pouco de frio, mas um lindo sol acompanhava nossos jovens, que vinham de todos os lados da cidade, com uma fome e cede de conhecer um pouco mais os desígnios do senhor, de ter um momento intimo com Deus, compreender a vocação, qual caminho trilhar.

Tivemos um belo início com a benção do Padre Willian, show do Matheus Camargo, missa presidida pelo Padre Willian, concelebrada com os padres Jean, Lionel, frei Messias e Diácono. Foi lindo ver que o santuário estava tomado pelos jovens. O padre Lionel com seu sotaque, nos falava da alegria de poder dizer sim, assim como Maria, uma jovem que em meio a seus planos e sonhos disse seu sim primeiro aos sonhos do Senhor. Também nos lembrou que assim como o Espírito Santo conduziu Maria ele também nos conduziria a trilhar o caminho do Senhor, pois foi o que o Jesus nos prometera no evangelho 6°Domingo da Pascoa: que o Espirito Santo seria enviado pelo Pai, e nos ensinaria e nos recordaria tudo o que Jesus havia ensinado aos apóstolos, nos lembrando da promessa que Jesus fez de que voltará.
61488234_2526904167327815_5645797655201185792_o

Continuamos com uma programação cheia, tivemos a participação do Padre Jean Carlos, Assessor Eclesiástico da RCC na arquidiocese de Curitiba. Ele partilhou conosco sua experiência vocacional, o seu despertar para sua vocação, nos inspirou a ter um bom discernimento, e comentou que devemos ser felizes com a nossa vocação: “se eu pudesse escolher novamente minha vocação, seria padre, se tivéssemos outras vidas, também eu seria padre”. Dando continuidade em nossas palestras, nossa amada Ir. Valéria, assessora do setor juventude, nos falou brevemente do sínodo da juventude, nos lembrando que não somos mais o futuro da Igreja com há alguns anos éramos chamados, mas o ‘hoje’ da igreja, o agora!! Para finalizar nossas palestras, veio partilhar conosco o leigo missionário Bruno Socher, falando de sua experiência em missão em países da África e em outros países como o Líbano e Síria. Despertou a atenção dos jovens ao falar sobre como o respeito a Maria nestes países de maioria islâmica. Já quase no fim desse dia maravilhoso houve o teatro da companhia Amor em Cena, encenando os mistérios gozosos, ministrado pela Ministério ON- Obra Nova.

61638633_2526903480661217_4529307875675209728_o

Nosso bispo referencial, Dom Amilton Manoel conduziu o momento mais aguardado: a exposição do Santíssimo, o encontro com Jesus, o amado em nosso meio estava. Veio visitar sua juventude, veio para nos enviar à missão de cada dia, missão de estarmos em nossas comunidades e paróquias, junto com nosso grupo de jovens, nosso movimento e expressão.

61508504_2526898630661702_2589896959166775296_o
Nós do Setor Juventude também gostaríamos de agradecer todas as pessoas que nos ajudaram a organizar, que disseram seu sim a essa missão maravilhosa, os jovens com sua presença, sua alegria e também seus alimentos que puderam ser distribuídos para famílias que necessitam.

CONFIRA AS FOTOS DESTE DIA ABENÇOADO NA PÁGINA DO SETOR JUVENTUDE NO FACEBOOK