Pastorais Sociais se reuniram no 10º Encontro Anual

10-encontro-pastorais-sociais
Representantes de 19 Pastorais Sociais e Organismos da Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 2 da CNBB reuniram-se, nos dias 31 de maio a 2 de junho, no Seminário Santo Agostinho, em Maringá (PR), para o 10º Encontro anual. Participaram 55 pessoas representando 16 Arqui/Dioceses do Paraná.

O encontro iniciou na tarde de sexta-feira (31) com a reunião das Coordenações Regionais das Pastorais Específicas. À noite, os participantes foram acolhidos e houve um momento de espiritualidade, com ênfase na dimensão Profética das Pastorais Sociais e integração entre os participantes. Na manhã do sábado, o início das atividades foi marcado pela oração do Ofício Divino das Comunidades, em seguida os trabalhos começaram com o resgate da caminhada das Pastorais Sociais, dado que haviam muitos participantes novos, a fim de fortalecer as bases históricas das pastorais, suas conquistas e seus momentos de resistência. Na sequência foi realizado trabalhos em grupos, divididos por províncias: Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel.

O tema formativo, abordado pelo advogado trabalhista Walter Sousa Fernandes, foi a “Reforma da Previdência Social”, proposta pelo governo atual. O assessor contextualizou a linha de desencadeamento de como se deu a reforma trabalhista e as suas tramitações, em quais pontos está atingindo direta e indiretamente a vida do povo. Toda a abordagem do advogado se deu em torno do contexto histórico, político, econômico e de interesses financeiro de algumas instituições privadas, como os bancos.

Na tarde do sábado, as províncias apresentaram os trabalhos realizados em grupos, momento de escuta da realidade pastoral, social, ecológica e sobre as ações de pastoral. O secretário executivo da CNBB Sul 2, Pe. Valdecir Badzinski, se fez presente no encontro e falou do andamento do projeto “A mim o fizestes”, que vem divulgando vídeos sobre o trabalho das Pastorais Sociais. Também falou sobre as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, enfatizando que a fonte e o referencial das Pastorais Sociais é Jesus Cristo. As Diretrizes da Ação Evangelizadora são a continuidade daquilo que a Igreja pensa desde o Vaticano II. A novidade são as indicações de caminhos em vista da Pastoral Urbana, considerando quatro pilares: a Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; o Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; a Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis e a Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

O dia de sábado concluiu-se com uma “noite cultural”, com a presença do Grupo “Batucada de Primeira”. Um projeto social da cidade de Sarandi (PR), iniciativa da Pastoral Afro-brasileira da Arquidiocese de Maringá. A alegria do grupo contribuiu com o momento de confraternização dos participantes do encontro.

No domingo foram realizados alguns encaminhamentos e abordados temas como o Sínodo da Amazônia, apresentado pelo coordenador regional das Pastorais Sociais, Jardel Lopes, o Grito dos excluídos, a Jornada Mundial dos Pobres e a Semana Social Brasileira. Eventos nos quais os membros das pastorais sociais são convidados a conhecer, promover e também participar. O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, presidiu a missa de encerramento do encontro.

Arquidiocese de Curitiba esteve presente

Representantes da Arquidiocese de Curitiba também participaram do Encontro. Estiveram presentes: Padre Danilo Penna (Coordenador da Dimensão Social), Paula Sakaguti (Pastoral da Aids), Maria do Rocio Menezes Oliveira de Souza (Pastoral Pessoa Idosa), Renato César de Oliveira (Pastoral Carcerária), Maria Luiza Andraus (Pastoral Povo de Rua), José Floriano da Silva (CEBs), Elza Zaramella Gonçalves (Pastoral da Criança), Gislaine Maria Palhano (Pastoral da Saúde) e José Carlos Ferreira da Silva (Pastoral Afro).

Confira mais fotos:

Fonte: Conselho Episcopal Regional Sul 2