Comunidade está em preparação para confecção do tapete de Corpus Christi em Curitiba

tapete-corpus-christi
Na foto, tapete no Corpus Christi Curitiba 2018

Uma das imagens que melhor representa o dia de Corpus Christi é a do tapete artístico confeccionado com serragens, grãos, pedras e fragmentos de outros materiais diversos nas ruas, enfeitando as cidades. Em Curitiba serão 115 lotes entre 10 e 15 metros de comprimento, formando um grande tapete na extensão de 1,8 km da Av. Cândido de Abreu, desde o obelisco de Nossa Senhora da Luz próximo à Catedral até a Praça Nossa Senhora de Salete no Centro Cívico.

Nestes dias em que se aproxima o Corpus Christi, representantes de paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Curitiba reúnem-se em seus grupos para preparar os materiais. O preparo envolve a definição do desenho, criação de moldes, a busca por materiais que possam ser aproveitados, o tingimento da serragem, entre outras atividades.

É o caso do grupo que vai montar o lote pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que tem realizado reuniões no período da noite desde o final de maio, para preparar o ‘molde’ para a confecção do tapete. De acordo com Sérgio Koga, ministro extraordinário da sagrada comunhão no santuário, as reuniões começaram nos dias de fortes chuvas e poucos participaram no início. “Logo na semana seguinte, motivei os grupos com vídeos no whatsapp e foram aparecendo diversos colaboradores. Estivemos em quase 50 pessoas nos preparativos, que envolveram um longo, mas prazeroso trabalho artesanal com EVA e outros materiais”, comentou Sérgio. Ele ressaltou a importância desta boa organização para que o dia da confecção seja bem aproveitado por todos: “Estaremos todos lá na montagem desde antes das 8h da manhã, com tudo pronto para que até as crianças possam participar, colocando as pedrinhas e outros materiais nos espaços pré-estabelecidos. E as crianças adoram fazer esta montagem”.

O Movimento Terço dos Homens também relatou muita animação após a reunião de preparação do lote, no dia 5 de junho: “A oportunidade que temos de confeccionar este tapete para a passagem de Nosso Senhor Jesus Cristo nos aproxima de Deus e dos nossos irmãos”, comentou um dos integrantes do movimento, Luiz Paulo. Segundo ele, o grupo todo está ansioso pelo dia de Corpus Christi: “neste dia temos a oportunidade de fazer o nosso melhor possível em um ambiente de fraternidade e cooperação”.

São diversos os grupos que já realizaram seus encontros de preparação do tapete. No Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, a tintura da serragem  foi realizada no sábado, 8 de junho, junto a outros preparativos. O pároco, Pe. Renato Vieira, passou no encontro para abençoar o grupo.

Formação reforçou o sentido da ‘Unidade’ nos lotes do tapete

formacao-tapetes-2019-5

Para manter a unidade no tapete, a Arquidiocese realizou uma reunião com todos os grupos no início de maio. Nesta formação, além de reforçar orientações práticas para a confecção do tapete, grande parte da conversa foi direcionada para o significado desta tradição. “Existe o aspecto estético e também de uma grande manifestação artística e cultural, mas em primeiro lugar ressaltamos o ‘Caminho’, pois neste dia Cristo está nas ruas e participa do caminho”, comentou o diácono Henry Cunha, convidado pela comissão de organização do Corpus Christi de Curitiba para ministrar a formação sobre o tapete.

Corpus Christi: 20 de junho 

“Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito” é o tema deste ano. A programação no centro de Curitiba inicia às 9h, na Praça Nossa Senhora de Salete e a missa será às 14h em frente à Catedral Basílica.

Saiba mais detalhes da programação, como ser voluntário, notícias e curiosidades em www.arquidiocesedecuritiba.org.br/corpuschristi

banner-corpus-christi-2019 logos-cc