Lar dos Meninos de São Luiz convida para celebração de seu centenário

A instituição atende atualmente 230 crianças, com atividades no período de contraturno escolar

lar-meninos-sao-luiz-fachada

O antigo Asilo São Luiz foi fundado em 21 de junho de 1919, pelo Pe. João Michel e pela Madre Maria dos Anjos de Rullier, na época para assistir órfãos de pais vitimados pela gripe espanhola. Depois de anos após sua fundação, em 1957, o Arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux, reconhecendo a importância social da instituição, cedeu em comodato o prédio situado à Rua Bento Vianna, 71, onde o Lar encontra-se até hoje.

No início da década de 70, o então Asilo São Luiz, passou a se chamar Lar dos Meninos de São Luiz, abrigando 50 meninos internos e 70 em regime semi-interno. Em 1986 o Lar adotou a rotina cumprida até os dias de hoje, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social, estudantes da Escola Municipal São Luiz, em regime de contraturno.

Ao longo desta história passaram pela instituição mais de 14 mil crianças, atendidas em sua maior parte pelas Irmãs de São José de Chambery, que durante 94 anos mantiveram este projeto em comunhão com a Igreja particular de Curitiba. Em 2014 o Lar dos Meninos de São Luiz passou a ser mantido somente pela Arquidiocese de Curitiba, que hoje está representada pelo Pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, padre Maurício Gomes dos Anjos que, com uma diretoria devidamente constituída, mantém esta instituição centenária.

A partir de 2019, o diácono Valdir Pegoretti, membro efetivo da diretoria, tornou-se coordenador geral do lar, que atualmente conta com 18 funcionários e alguns voluntários, atendendo 230 crianças, nos dois contraturnos escolares.

COMEMORAÇÕES

O Lar dos Meninos de São Luiz convida para as comemorações de seu centenário.

Solenidade comemorativa
Dia: 19 de junho (quarta-feira)
Local: Lar dos Meninos de São Luiz – Rua Bento Viana, 71 – Água Verde
* A cerimônia contará com a presença do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo