Corpus Christi reuniu 100 mil pessoas em Curitiba

corpus-christi-2019
Foto: Patryck Madeira/Arquidiocese de Curitiba

Cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes na celebração realizada no centro de Curitiba neste feriado de Corpus Christi. Além da tradicional confecção dos tapetes pela manhã e da missa seguida de procissão à tarde, a programação neste ano contou com atividades musicais na praça Nossa Senhora de Salete, feira gastronômica, mutirão de confissões e uma ação solidária: a distribuição de lanche e almoço para população em situação de rua.

Aproximadamente 5 mil pessoas participaram pela manhã da montagem dos tapetes na Av. Cândido de Abreu, representando com grãos, pedriscos e serragem diversas imagens relacionadas à fé católica. À tarde foi realizada missa em frente à Catedral Basílica de Curitiba, reunindo a multidão que saiu em procissão até o Centro Cívico.

O tema do Corpus Christi de Curitiba deste ano foi “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”, uma aclamação dita nas missas após a consagração do pão e do vinho. Foi escolhida para simbolizar a unidade dos católicos, demonstrada neste dia que reúne fiéis das diversas paróquias e comunidades da cidade. Ao comentar a importância do dia, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, ressaltou o espírito de união do povo católico, comentando que “mesmo em dias tão difíceis e exigentes como os nossos, há bons motivos que nos unem, como o dia de hoje”. Ele ressaltou que a importância da celebração vai muito além do culto: “É um dia de experiência de afeto entre as pessoas participantes e também de arte, cultura e de experiência comunitária”. O dia foi encerrado com show do Padre Reginaldo Manzotti.

Além da multidão que acompanhou a missa e a procissão presencialmente, a TV Paraná Turismo produziu e transmitiu a missa em HD. A missa foi transmitida também pela TV Evangelizar e pelas rádios Evangelizar e Canção Nova.

Confira as fotos do dia

As fotos do Corpus Christi 2019 podem ser acessadas na página do facebook da Arquidiocese de Curitiba.