Corpus Christi reuniu 100 mil pessoas em Curitiba

corpus-christi-2019
Foto: Patryck Madeira/Arquidiocese de Curitiba

Cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes na celebração realizada no centro de Curitiba neste feriado de Corpus Christi. Além da tradicional confecção dos tapetes pela manhã e da missa seguida de procissão à tarde, a programação neste ano contou com atividades musicais na praça Nossa Senhora de Salete, feira gastronômica, mutirão de confissões e uma ação solidária: a distribuição de lanche e almoço para população em situação de rua.

Aproximadamente 5 mil pessoas participaram pela manhã da montagem dos tapetes na Av. Cândido de Abreu, representando com grãos, pedriscos e serragem diversas imagens relacionadas à fé católica. À tarde foi realizada missa em frente à Catedral Basílica de Curitiba, reunindo a multidão que saiu em procissão até o Centro Cívico.

O tema do Corpus Christi de Curitiba deste ano foi “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”, uma aclamação dita nas missas após a consagração do pão e do vinho. Foi escolhida para simbolizar a unidade dos católicos, demonstrada neste dia que reúne fiéis das diversas paróquias e comunidades da cidade. Ao comentar a importância do dia, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, ressaltou o espírito de união do povo católico, comentando que “mesmo em dias tão difíceis e exigentes como os nossos, há bons motivos que nos unem, como o dia de hoje”. Ele ressaltou que a importância da celebração vai muito além do culto: “É um dia de experiência de afeto entre as pessoas participantes e também de arte, cultura e de experiência comunitária”. O dia foi encerrado com show do Padre Reginaldo Manzotti.

Além da multidão que acompanhou a missa e a procissão presencialmente, a TV Paraná Turismo produziu e transmitiu a missa em HD. A missa foi transmitida também pela TV Evangelizar e pelas rádios Evangelizar e Canção Nova.

Confira as fotos do dia

As fotos do Corpus Christi 2019 podem ser acessadas na página do facebook da Arquidiocese de Curitiba.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo