Nova paróquia criada em Curitiba: Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sítio Cercado

img_6844
No dia 5 de julho a Arquidiocese de Curitiba celebrou a criação de uma nova paróquia, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada na Vila Osternack, bairro Sítio Cercado. Dom Amilton Manoel da Silva, cp, bispo-auxiliar de Curitiba, presidiu a missa no local, inaugurando a Paróquia e dando posse ao padre nomeado como pároco, Padre Anderson Bonin.

A paróquia é a 143ª da Arquidiocese de Curitiba e a criação aconteceu por meio da elevação da comunidade Nossa Senhora do Rosário de Fátima à condição de paróquia. Era uma das dez comunidades vinculadas administrativamente à Paróquia São Pedro, localizada no bairro Umbará. Com a criação desta nova paróquia, passam a ser quatro as comunidades vinculadas à nova paróquia e permanecem seis ligadas à São Pedro, facilitando as questões administrativas de cada região.

A demanda por elevar a capela na vila Osternack à condição de paróquia partiu da comunidade local. De acordo com Sérgio de Oliveira, que atuava como coordenador da capela e o novo coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos da Paroquia (CAEP), a região cresceu muito nos últimos anos e as missas realizadas na capela já são sempre com grande público. De acordo com ele, a comunidade está comemorando a notícia e feliz em acolher o novo pároco.

Sobre o Pároco

img_6917

O arcebispo de Curitiba nomeou o padre Anderson Mathias Bonin Bueno como o responsável pela administração da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Padre Anderson Bonin nasceu em 16/02/1986, natural de Curiúva, no Paraná, filho de José Sidnei Bonin Bueno e Maria Aparecida Martins Bueno. Iniciou o acompanhamento vocacional com a Congregação do Santíssimo Redentor em 2001 e os estudos no Seminário Santo Afonso em Ponta Grossa, Paraná. Cursou o ensino médio no Colégio São José, foi admitido ao Postulantado em 2005 no Seminário São Clemente inicialmente em Colombo, depois em Curitiba. Em 2006 deixou a Congregação do Santíssimo Redentor e ingressou no Acompanhamento Vocacional da Arquidiocese de Curitiba. Foi admitido em 2008 no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney. Em 2009, foi admitido no Seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos, em 2012 no Seminário Maior Santíssimo Sacramento e em 2013 como Professor de Ensino Religioso no Colégio Arquidiocesano de Curitiba. Realizou trabalhos pastorais na Catedral de Curitiba, na Paróquia de Santa Isabel, na Paróquia de São Sebastião em Rondinha Campo Largo.

Foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 2013 e foi ordenado sacerdote no dia 10 de outubro de 2013. Após a ordenação sacerdotal atuou como vigário paroquial para a Paróquia São Sebastião em Rondinha, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Curitiba, atuou como Promotor Vocacional Arquidiocesano. É graduado em Filosofia pela PUC-PR (licenciatura) e em Teologia pelo Studium Teológicum (Bacharelado). É Capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus, diretor do Movimento Evangelizador Luz-Vida, assessor eclesiástico do Movimento Escoteiro Católico da Arquidiocese de Curitiba e o atual assessor eclesiástico da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo. Sua posse como pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima ocorreu no 5 de julho de 2019.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo