Benção de carros pelo dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes

Imagem da Paróquia São Cristóvão- Curitiba

A Igreja celebra neste mês, no dia 25, o padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão. São os veículos, cada qual com seu tamanho, os responsáveis por transportar o maior bem: a vida. E são os condutores os responsáveis por prezar por este bem.

Confira a seguir artigo publicado na revista Voz da Igreja de julho/2019 por João Eduardo Dias, integrante da Comissão Litúrgica da Arquidiocese de Curitiba. Na sequência do artigo, você pode conferir algumas das paróquias da arquidiocese de Curitiba que terão a bênção a carros ou motoristas nos dias próximos ao 25 de julho:

“Atravessastes a correnteza furiosa com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus”: Quem foi São Cristóvão

Por João Eduardo Dias

Representante de uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica do Brasil, Cristóvão não é o seu nome de batismo, porém carrega o significado de “condutor de Cristo.” Seu nome verdadeiro era Réproco e pouco se sabe sobre sua origem, mas conta-se que durante sua caminhada encontrou um senhor e perguntou-lhe como poderia encontrar Jesus Cristo. Como resposta, o velho eremita disse-lhe que deveria jejuar e orar, mas Cristóvão respondeu-lhe que não era possível. Então, o eremita pediu-lhe que se instalasse à beira de um rio que existia ali próximo, de travessia difícil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele.

Cristóvão dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que numa noite escutou uma criança chamando-o para ajudá-la a atravessar a margem. Colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristóvão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação:

– “Bom homem”, respondeu-lhe o menino, “não te espantes, pois não só carregastes o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

Depois desse dia, Cristóvão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Ao ser descoberto, apanhou muito de seus perseguidores, e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu. Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristovão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes, uma vez que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.

Que São Cristóvão interceda por todos os motoristas e viajantes e que a seu exemplo carreguemos Jesus Cristo pelas vias de nossa Missão.

PARÓQUIAS DE CURITIBA REALIZAM BÊNÇÃO DE CARROS E MOTORISTAS:
A lista abaixo representa uma parte das paróquias da Arquidiocese de Curitiba que programaram momentos coletivos de bênção aos veículos e condutores. Confira também em sua paróquia.

• Paróquia São Cristóvão
    Rua Santa Catarina, 1750, vila Guaíra
    Bênção dos carros e motos de 22 a 26 de julho no período da tarde – junto à secretaria.
    Dia 28 de julho será dia da Festa de São Cristóvão na paróquia, com missa às 9 horas, seguida de procissão e no final da procissão a bênção dos carros. Link para o evento no facebook.
  • Paróquia Sant’Ana de Abranches
    R. Vitório João Brunor, 688 – Abranches
    Dia 28 de julho: dia da Festa de Sant’Ana e São Cristóvão. Missa às 9h, seguida de procissão motorizada, finalizando com a bênção dos carros. A programação da festa, de 19 a 28 de julho pode ser acessada aqui.
  • Paróquia Imaculada Conceição
    R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 244- Guabirotuba
    Dia 25/05 – das 9h às 20h – Bênção dos carros e motos
    Confira o folder aqui.
  • Santuário Nossa Senhora do Guadalupe
    Praça Senador Correia, 128 – Centro
    Dia 25 de julho, 7h30 – Missa em honra de São Cristóvão com benção dos motoristas, carteiras e chaves. A partir das 8h30 haverá bênção dos carros na lateral da Igreja até as 19h.
    Confira o folder aqui.
  • Paróquia São Martinho de Lima
    Rua Natal, nº 1650, Cajuru
    Bênção dia 25 de julho, das 8h às 12h, das 13h30 às 17h e após a missa das 19h30
  • Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho
    Rua Eduardo Jarnicki, 273 – São Braz.
    Bênção dia 28 de Julho (domingo) após a missa das 08h30
  • Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – CIC
    Programação na Capela São Cristóvão – Rua José João Ferreira de Lima, 242 – Barigui da Estação
    Festa de São Cristóvão dia 25, ás 20 horas com o tríduo. E procissão e bênção dos carros e motoristas no dia 28/07 às 8h30.
  • Paróquia Santa Madalena Sofia Barat
    Rua Santa Madalena Sofia Barat, 701 – Bairro Alto
    Coincidindo com as proximidades do Dia de São Cristóvão, acontece em 27/07  Missa e Bênção aos motociclistas, pelo Dia Nacional do Motociclista. Missa às 9h30. Mais informações aqui.
  • Paróquia São Sebastião – Rondinha
    Rua Padre Alcides Valentino Zanella, 650 – Rondinha – Campo Largo
    Dia 28/07 haverá Festa de São Cristóvão, com bênção das 9h às 17h no monumento do Terceiro Milênio
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Colombo
    R. Francisco Busato, 8114 – Centro, Colombo – PR
    Dia 21/07/2019 (domingo), após a missa das 9h. Haverá almoço às 11h30
  • Paróquia São Sebastião – Bateias
    Estrada do Cerne Km 28 – Bateias – Campo Largo.
    Benção no dia 22 de setembro, com início às 08h