11° MUTICOM mostra a Comunicação da Igreja Católica cada vez mais eficiente

Apresentando escritos e ações sobre comunicação, de Paulo VI a Francisco, oficinas bem planejadas, palestras e discussões de alto nível, o 11° Mutirão Brasileiro de Comunicação, mostrou a Igreja vanguardista e cada vez mais eficiente na utilização dos meios de comunicação para cumprir sua Missão Evangelizadora

Missa de Encerramento no Santuário do Divino Pai Eterno
Missa de Encerramento no Santuário do Divino Pai Eterno

O encerramento do 11° Muticom aconteceu no último dia 21 com uma missa solene no Santuário do Divino Pai Eterno. Realizado a cada dois anos, reúne agentes da Pascom (Pastoral de Comunicação) de todo o Brasil, bem como bispos, sacerdotes, religiosos(as) de diversas congregações e dioceses, pesquisadores, jornalistas e profissionais de multimídias. Em 2019, recebeu a representação de 22 estados, com mais de 600 inscritos no evento completo e outras centenas de participantes nas plenárias e oficinas específicas.

Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e realizado, neste ano, pela Arquidiocese de Goiânia, o Muticom é um encontro para o aprofundamento, a troca de conhecimentos/vivências e para a análise crítica do andamento da comunicação da Igreja Católica dentro da sociedade.

O tema de 2019: Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social, foi usado na montagem das palestras, conferências e nas oficinas. Todo o contexto mostrado com clareza e alinhado à atuação do Papa Francisco: ir ao encontro do povo e atuar nas “periferias” sociais.

Por ser fórum de discussões e encaminhamentos os palestrantes e convidados para conduzir o Muticom tem experiências e linhas diversas de pensamento. Em 2019, as atividades do mutirão foram repletas de grandes expoentes do jornalismo e marketing, das mídias, da pesquisa acadêmica, sociólogos e escritores. O intuito, provavelmente alcançado diversas vezes, foi ouvir tanto quanto falar, buscar a compreensão mais que o simples ensinamento e a discordância/questionamento para a evolução.

Durante o evento, no dia 19, dentro do Auditório “Mãe da Igreja” foram revelados os vencedores da 52ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. A entrega foi gravada para um especial que vai ao ar no próximo dia 31 de julho nas TV´s, Aparecida, Canção Nova, Século21, Horizonte, Evangelizar, Rede Vida, Nazaré e Pai Eterno, como também na Rede Católica de Rádio.

Muitos trabalhos foram inscritos e dos três finalistas indicados pelos especialistas, um é o vencedor, escolhido pelo júri final, composto por bispos de todo o país. Esta tradicional premiação da CNBB distingue trabalhos de qualidade, que transmitam valores humanos e cristãos. As Categorias são: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis) e Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida).

Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão de comunicação da CNBB
Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão de comunicação da CNBB

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, demonstrou satisfação pela excelência da Arquidiocese de Goiânia na organização do evento. Disse que em breve será divulgada a Arquidiocese ou Diocese onde será o próximo encontro em 2021. Dom Joaquim Mol, reiterou: “Tudo o que a Igreja faz e realiza, por ter o seu cerne no anúncio de Jesus e do Evangelho, exige comunicação. Não uma comunicação qualquer, mas uma boa comunicação, a partir da verdade, do respeito ao outro, às diferenças, uma comunicação qualificada pelos valores do Evangelho”.

Veja mais (conteúdos, fotos, vídeos) na página do 11° Muticom e da CNBB
https://www.facebook.com/muticomgyn2019/
https://www.facebook.com/CNBBRegionalSul2/
https://www.facebook.com/cnbbnacional/

Serviço:
“Prêmios de Comunicação da CNBB – 52ª Edição”
Programa Especial de Premiação
Exibição dia 31 de julho, 2019 – às 20 horas
Em todos os canais de TV de inspiração católica

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