Igreja se prepara para Semana da Família 2019

Imagem: Freepik

Este ano, a Semana Nacional da Família, que ocorre de 11 a 17 de agosto, traz como temática “A família, como vai?”. A proposta é indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

De forma simples e direta, o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella, faz um convite especial para que as comunidades participem deste momento que celebra o jubileu de prata – 25 anos – da Campanha da Fraternidade de 1994. “Participe da programação em sua comunidade e ajude a responder em seu coração: A família, como vai?”

Preparação e programação na Arquidiocese de Curitiba

Na Arquidiocese de Curitiba, as pastorais e movimentos familiares têm conversado sobre o tema deste ano na reunião mensal da Comissão Família e Vida, desde abril, por meio do incentivo ao uso do subsídio “A Hora da Família”, da CNBB. O subsídio propõe sete encontros relacionados ao tema do ano, convidando a todos para a reflexão em suas paróquias, comunidades e grupos: “Refletir sobre a realidade da família em nossos tempos não é uma tarefa fácil, porque todo momento enfrentamos situações que fragilizam a vida da família, causando necessidade de fortalecimento da viviência familiar”, diz o Padre Jorge Alves Filho, assessor da Comissão Nacional Episcopal para a Família e Vida à época do desenvolvimento do material.

Assim, nas diversas paróquias da Arquidiocese acontecem programações especiais durante a semana, iniciando no sábado, dia 10, incluindo as atividades do domingo, dia dos Pais, até o outro domingo, dia 18 de agosto. “São diversas as missas, atividades formativas, palestras, shows, caminhadas a outras atividades ao ar livre, em muitas das paróquias de nossa arquidiocese”, comentam os coordenadores da Comissão Família e Vida, Márcia e Roberto Machado.

“Foi importante a preparação para termos nesta semana um tempo forte de oração pela família”, lebmbraram os coordenadores, reforçando o convite a todos:

Que cada um busque participar, seja em oração pelas famílias, ou  buscando também informações nas secretarias de sua paróquia sobre como será a programação na Semana Nacional da Família 2019 no local“.