Dom Claudio Hummes estará em Curitiba para encontro gratuito sobre o Sínodo para a Amazônia

dom-claudio-hummes6
Dom Claudio Hummes. Foto: Diocese de Santo André

O Instituto Ciência e Fé da PUCPR, em parceria com a Arquidiocese de Curitiba, promove o no dia 12 de setembro o encontro Diálogos Contemporâneos, com o cardeal da Igreja Católica Dom Cláudio Hummes, para debater sobre o tema “Sínodo para a Amazônia”. O Encontro é gratuito e será às 20h no Santuário Sagrado Coração de Jesus – Água Verde. (É necessária inscrição prévia neste link)

Convocada pelo papa Francisco desde outubro de 2017, a ‘Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos’ reunirá bispos dos nove países que abrangem a região Pan-Amazônica no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro. Serão 22 dias de debates acerca do tema ‘Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral’.

Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, é o relator-geral do Sínodo para a Amazônia, nomeado pelo Papa Francisco. Ele comenta que será um acontecimento histórico e cheio de esperanças neste ano de 2019. Em seu livro,  ‘O Sínodo para a Amazônia’, revela que a decisão do Papa de realizar esta Assembleia Especial resulta de um processo gradual, que se iniciou em 2013, como apontou no discurso da JMJ daquele ano:“Quero convidar a todos a refletirem sobre o que Aparecida disse a propósito da Amazônia, incluindo o forte apelo ao respeito e à salvaguarda de toda criação que Deus confiou ao homem, não para que explorasse rudemente, mas para que a tornasse um jardim” .

sinodoServiço
Encontro Diálogos Contemporâneos: “Sínodo para a Amazônia”
Dia 12 de setembro – 20h às 22h
Santuário Sagrado Coração de Jesus – Av. Água Verde, 1018 – Água Verde, Curitiba – PR,