Aproxima-se a Semana da Vida 2019: “Em Família defendemos a vida”

familia-1-1200x762_c-990x629

Celebrar a Semana Nacional da Vida é a grande oportunidade de mostrar que, para os cristãos, a vida realmente é o dom mais precioso recebido de Deus e, por isso mesmo, deve ser defendido, respeitado e amado. Realizada de 1º a 8 de outubro, neste ano o tema é: “Em Família Defendemos a Vida!”.

Em comunicado, o Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers,  comenta sobre a importância desta Semana. Ele convoca todas as igrejas que tenham sinos para que no dia 01 de outubro de 2019 possam tocar esses sinos em sinal de alegria pelo dom da vida que nos foi dado. Também pede que no dia 08 de outubro todas as dioceses programem um momento de oração, de preferência em lugar público, acendendo o maior número de velas como a luz de Cristo, que ilumina e salva a vida.

Confira o comunicado:

Caríssimos irmãos e irmãs da promoção e Defesa da Vida

Vida, Saúde e Paz!

A Semana da vida, neste ano de 2019, traz um grande convite: “Em Família defendemos a vida”. A vida é dom de Deus, presente que recebemos do mesmo sopro criador que fez todas as coisas e nos plasmou de modo especial, como se canta no salmo 8: “Que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?…”

Temos muito o que fazer para assegurarmos essa dignidade que nos foi dada por Deus. A vida humana está ameaçada e há um desprezo crescente pelo valor da vida, que na lógica do mundo, tornou-se um objeto descartável, um peso social, e, algumas vezes um meio rentável que se pode até negociar.

Essa perda de identidade do humano pode ter muitas causas, mas a mais grave é a que decorre da indiferença religiosa, da perda dos valores da fé e trazem consigo a desconstrução moral. O rosto divino foi desfigurado no rosto humano. Quando se tira Deus do caminho, o homem está prisioneiro e refém dele mesmo e corre o risco de autodestruir-se.

A semana da Vida quer sensibilizar toda a sociedade com dois gestos públicos que irão fortalecer nossa incansável luta para salvaguardar o rosto divino no rosto humano, desde a concepção até a morte natural:

1) Em família defendemos a vida com alegria: estamos convocando que todas as Igrejas que tenham sinos, no dia 01 de outubro de 2019 possam tocar esses sinos em sinal de alegria pelo dom da vida que nos foi dado, as 12hs, as 15hs e as 18hs. No badalar dos sinos todas as famílias poderão recitar a oração pela defesa da vida que irá ser distribuída, via Pastoral Familiar, redes sociais e meios de comunicação, em todo Brasil.

2) Em família defendemos a vida com esperança: estamos convocando que no dia 08 de outubro, todas as dioceses programem um momento de oração, de preferência em lugar público, acendendo o maior número de velas, como a luz de Cristo, que ilumina e salva a vida, especialmente a dos mais pequeninos e vulneráveis. Pode ser usado o subsídio a Hora da Vida, uma reza do terço, ou outras orações conforme o costume local.

Pedimos que esses dois gestos sejam filmados ou fotografados para divulgarmos a mobilização em todo país pela Defesa da Vida e possamos divulgar nas redes sociais da Pastoral Familiar Nacional.

Contamos com o apoio e mobilização de todos. A vida sempre vale a pena e, mesmo que nossa oração seja pequena, a misericórdia de Deus sempre será maior. Que nossa Senhora Aparecida nos ajude, neste gesto de amor à vida, a testemunharmos o amor de seu Filho Jesus.

 

+Ricardo Hoepers
Elige ergo vitam (Dt 30,19)

 

 

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo