Curso de Bacharelado em Teologia na PUCPR: oportunidade de formação

Uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba viabiliza que estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia tenham mensalidade diferenciada, com bolsa de 80%.

biblical-studies-ba

O curso está entre os mais conceituados do País, possui um corpo docente de excelência com professores de reconhecimento nacional e internacional. A matriz curricular atende amplamente as Diretrizes Curriculares do MEC, sendo completa e muito abrangente, favorecendo uma formação humana, integral e balizada por valores éticos, cristãos e maristas. O curso prepara o estudante para trabalho pastoral, pesquisa, área acadêmica, trabalhos na educação entre outros.

As inscrições para o vestibular tradicional ou agendado podem ser realizadas pelo link www.pucpr.br/vestibular

O coordenador do curso, prof. Ernesto Sienna comenta no texto a seguir sobre a importância de uma boa formação para o desempenho das atividades pastorais e apresenta os diferenciais do Curso de Bacharelado em Teologia, bem como forma de ingresso:

1e5620f6-5e78-4820-bdde-9bf5a64b6529

O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Christifideles Laici (CL), sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, referindo-se à formação, ensina que “quanto mais somos formados, mais sentimos a exigência de continuar a melhorar a formação; assim como, quanto mais somos formados, mais nos tornamos capazes de formar os outros” (CL, 63). Desta forma, entendemos que a formação é tanto um direito como um dever para leigas e leigos, sobretudo, para os que estão engajados em alguma pastoral, movimento, ou exercem alguma função nas atividades da comunidade ou na Paróquia.

Para um bom desempenho das atividades pastorais a formação teológica se torna fundamental. O estudo da Teologia nos faz entender e dar as razões de nossa fé, é a fé que busca entendimento. Desde os primeiros padres da Igreja, o ensinamento sobre fé e razão, já era recorrente, Santo Agostinho, Santo Anselmo e depois mais a frente São Tomás de Aquino, já esclareciam que cremos para compreender e compreendemos para crer melhor, no dizer latino fides quaerens intellectum – a fé que procura entender. A formação teológica nos leva a entender que não há ruptura ou tensão entre fé e razão, a fé alimenta a razão, e esta, por sua vez, sustenta a fé. Portanto para estudar teologia se torna imprescindível a experiência da fé, pois a teologia interpreta a experiência humana religiosa a partir da fé.

A Christifideles Laici, também afirma que os fiéis leigos são colaboradores de Deus educador e que os lugares para uma boa educação são a família, a comunidade, a paróquia, a Igreja universal – com o papa no papel de primeiro formador – e ainda as escolas e universidades católicas (CL, 61-62). Uma grande oportunidade de formação humana e teológica para nossos fiéis leigos e leigas é o curso de Bacharelado em Teologia ofertado pela PUCPR.

Diferenciais do Curso

As turmas, manhã e noite, são formadas por leigos e leigas engajados nas comunidades eclesiais, cristãos membros de outras Igrejas, assim como seminaristas e religiosos. Por meio de disciplinas como História da Igreja, Sociologia da Religião, Teologia da Espiritualidade, Eclesiologia, Teologia Pastoral, Comunicação, Gestão Pastoral, Doutrina Social da Igreja, Aconselhamento Pastoral, Relações ecumênicas e inter-religiosas, entre outras, o curso auxilia na formação de pessoas capazes de estabelecer um diálogo aberto e maduro sobre as questões teológicas e suas implicações sobre a fé, a vida, a cultura.

Os estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia têm mensalidade diferenciada com bolsa de 80%. Esta é uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba, considerando o fortalecimento da identidade confessional da Instituição.

A finalidade do curso de Teologia na PUCPR é formar agentes cristãos leigos e religiosos, seja para o trabalho pastoral junto a comunidades eclesiais e instituições de ensino, seja para a pesquisa e produção de conhecimento na área das ciências bíblicas, da teologia sistemática e do diálogo com as ciências e a cultura.

O teólogo ou teóloga pode atuar na área da educação, como pastoralista, assessor teológico, educador social e professor de disciplinas relacionadas ao campo da transcendência; na área da saúde, como capelão hospitalar, orientador espiritual, assessor teológico, articulador de questões relacionadas à Bioética; na área da Comunicação, em programas de TV e rádio de natureza confessional, em jornais, editoras e revistas de mesma natureza; na área social, na condução de Organizações Sem Fins Lucrativos de interface confessional; em comunidades eclesiais (Igrejas) como pastoralista ou assessor eclesial em geral.

Vale ressaltar que o curso de Teologia da PUCPR é um curso de graduação, sendo totalmente presencial, com aulas regulares de segunda a sexta-feira, (manhã ou noite).

Formas de Ingresso

O processo seletivo tem duas formas de ingresso: pelo vestibular tradicional, que será realizado no próximo dia 19 de outubro, ou, pelo sistema de vestibular agendado, que tem inscrição gratuita. Para ambos a inscrição pode ser realizada pelo link: www.pucpr.br/vestibular. Uma terceira forma, é para quem já possui uma graduação e pode pedir isenção do processo seletivo e até mesmo dispensa de disciplinas equivalentes. Neste caso o candidato pode dar entrada no processo pelo site da PUCPR, no link atendimento online, ou vir pessoalmente no SIGA, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica.