Curso de Bacharelado em Teologia na PUCPR: oportunidade de formação

Uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba viabiliza que estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia tenham mensalidade diferenciada, com bolsa de 80%.

biblical-studies-ba

O curso está entre os mais conceituados do País, possui um corpo docente de excelência com professores de reconhecimento nacional e internacional. A matriz curricular atende amplamente as Diretrizes Curriculares do MEC, sendo completa e muito abrangente, favorecendo uma formação humana, integral e balizada por valores éticos, cristãos e maristas. O curso prepara o estudante para trabalho pastoral, pesquisa, área acadêmica, trabalhos na educação entre outros.

As inscrições para o vestibular tradicional ou agendado podem ser realizadas pelo link www.pucpr.br/vestibular

O coordenador do curso, prof. Ernesto Sienna comenta no texto a seguir sobre a importância de uma boa formação para o desempenho das atividades pastorais e apresenta os diferenciais do Curso de Bacharelado em Teologia, bem como forma de ingresso:

1e5620f6-5e78-4820-bdde-9bf5a64b6529

O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Christifideles Laici (CL), sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, referindo-se à formação, ensina que “quanto mais somos formados, mais sentimos a exigência de continuar a melhorar a formação; assim como, quanto mais somos formados, mais nos tornamos capazes de formar os outros” (CL, 63). Desta forma, entendemos que a formação é tanto um direito como um dever para leigas e leigos, sobretudo, para os que estão engajados em alguma pastoral, movimento, ou exercem alguma função nas atividades da comunidade ou na Paróquia.

Para um bom desempenho das atividades pastorais a formação teológica se torna fundamental. O estudo da Teologia nos faz entender e dar as razões de nossa fé, é a fé que busca entendimento. Desde os primeiros padres da Igreja, o ensinamento sobre fé e razão, já era recorrente, Santo Agostinho, Santo Anselmo e depois mais a frente São Tomás de Aquino, já esclareciam que cremos para compreender e compreendemos para crer melhor, no dizer latino fides quaerens intellectum – a fé que procura entender. A formação teológica nos leva a entender que não há ruptura ou tensão entre fé e razão, a fé alimenta a razão, e esta, por sua vez, sustenta a fé. Portanto para estudar teologia se torna imprescindível a experiência da fé, pois a teologia interpreta a experiência humana religiosa a partir da fé.

A Christifideles Laici, também afirma que os fiéis leigos são colaboradores de Deus educador e que os lugares para uma boa educação são a família, a comunidade, a paróquia, a Igreja universal – com o papa no papel de primeiro formador – e ainda as escolas e universidades católicas (CL, 61-62). Uma grande oportunidade de formação humana e teológica para nossos fiéis leigos e leigas é o curso de Bacharelado em Teologia ofertado pela PUCPR.

Diferenciais do Curso

O curso está entre os mais conceituados do País, possui um corpo docente de excelência com professores de reconhecimento nacional e internacional. A matriz curricular atende amplamente as Diretrizes Curriculares do MEC, sendo completa e muito abrangente, favorecendo uma formação humana, integral e balizada por valores éticos, cristãos e maristas.

As turmas, manhã e noite, são formadas por leigos e leigas engajados nas comunidades eclesiais, cristãos membros de outras Igrejas, assim como seminaristas e religiosos. Por meio de disciplinas como História da Igreja, Sociologia da Religião, Teologia da Espiritualidade, Eclesiologia, Teologia Pastoral, Comunicação, Gestão Pastoral, Doutrina Social da Igreja, Aconselhamento Pastoral, Relações ecumênicas e inter-religiosas, entre outras, o curso auxilia na formação de pessoas capazes de estabelecer um diálogo aberto e maduro sobre as questões teológicas e suas implicações sobre a fé, a vida, a cultura.

Os estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia têm mensalidade diferenciada com bolsa de 80%. Esta é uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba, considerando o fortalecimento da identidade confessional da Instituição.

O curso prepara o estudante para trabalho pastoral, pesquisa, área acadêmica, trabalhos na educação entre outros.

A finalidade do curso de Teologia na PUCPR é formar agentes cristãos leigos e religiosos, seja para o trabalho pastoral junto a comunidades eclesiais e instituições de ensino, seja para a pesquisa e produção de conhecimento na área das ciências bíblicas, da teologia sistemática e do diálogo com as ciências e a cultura.

O teólogo ou teóloga pode atuar na área da educação, como pastoralista, assessor teológico, educador social e professor de disciplinas relacionadas ao campo da transcendência; na área da saúde, como capelão hospitalar, orientador espiritual, assessor teológico, articulador de questões relacionadas à Bioética; na área da Comunicação, em programas de TV e rádio de natureza confessional, em jornais, editoras e revistas de mesma natureza; na área social, na condução de Organizações Sem Fins Lucrativos de interface confessional; em comunidades eclesiais (Igrejas) como pastoralista ou assessor eclesial em geral.

Vale ressaltar que o curso de Teologia da PUCPR é um curso de graduação, sendo totalmente presencial, com aulas regulares de segunda a sexta-feira, (manhã ou noite).

Formas de Ingresso

O processo seletivo tem duas formas de ingresso: pelo vestibular tradicional, que será realizado no próximo dia 19 de outubro, ou, pelo sistema de vestibular agendado, que tem inscrição gratuita. Para ambos a inscrição pode ser realizada pelo link: www.pucpr.br/vestibular. Uma terceira forma, é para quem já possui uma graduação e pode pedir isenção do processo seletivo e até mesmo dispensa de disciplinas equivalentes. Neste caso o candidato pode dar entrada no processo pelo site da PUCPR, no link atendimento online, ou vir pessoalmente no SIGA, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo