Mês Missionário Extraordinário é lançado em Curitiba em missa especial de aniversário da Arquidiocese

Missa celebrou os 125 anos da Diocese de Curitiba, a conclusão do jubileu de 350 anos da paróquia da Catedral, e a abertura do Mês Missionário na Arquidiocese

dsc_0036

Em outubro de 2019, a Igreja em todo o mundo celebra o Mês Missionário Extraordinário, um mês dedicado às missões, realizado com objetivo de despertar, em maior medida, a consciência da missio ad gentes (missões entre diferentes culturas), além de retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral da Igreja.

Na Arquidiocese de Curitiba, o lançamento oficial do Mês Missionário foi no último sábado, 28 de setembro, durante missa na Catedral. A missa também celebrou os 125 anos da Diocese de Curitiba e a conclusão do jubileu de 350 anos da paróquia da Catedral.

Com a presença de diversos grupos missionários de diferentes setores da Arquidiocese, a celebração contou com momentos especiais para marcar a abertura do Mês Missionário Extraordinário. Contou com entrada solene dos símbolos missionários – Bíblia, Imagem de Nossa Senhora da Luz e Cruz Missionária – e teve um momento especial no ofertório: a entrada dos símbolos da Infância e Adolescência Missionária (IAM): Pão e Vinho, Mapa Mundi, Bandeira, terço e cofrinho.

Na homilia, o arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo dedicou a fala aos trabalhos missionários, citando o Evangelho de São Lucas. “Eis que vos envio como cordeiro para o meio de lobos (Lc 10, 3). O cordeiro não tem forças para vencer os lobos, mas tem força para testemunhar, para falar que o reino dos céus participa da história. Quem leva e pronuncia a Palavra de Deus sustenta-se das forças do próprio Deus”, disse o arcebispo.

dsc_0207

Ao final, Dom Peruzzo realizou a benção de envio dos missionários, ao Coral das Comunidades e às Crianças e Adolescentes da IAM.

Homenagem aos 125 anos da Arquidiocese de Curitiba:
dsc_0196

A diocese de Curitiba foi instalada em 30 de setembro de 1894 e a missa do dia 28 de setembro de 2019 foi o momento de marcar a comemoração aos 125 anos desta importante data. Saiba mais sobre a história da Arquidiocese aqui.

Dom Peruzzo comentou sobre o olhar que se deve ter a esta história de 125 anos: “Quem quer traçar bons caminhos para o futuro, precisa se deixar inspirar pelas belas experiências de quem chegou antes e viveu antes aquilo que hoje se celebra. O que queremos celebrar aqui não é recordação de fatos passados, mas trazer para o presente tudo aquilo que no passado foi motivo de graça e de gratidão, motivo de alegria, incluindo a serenidade de quem foi capaz de conviver até com aquilo que não conseguia superar. A vitória nunca se dá somente pela superação de adversidades: é ser capaz de conviver com a adversidade sem perder a paz. E que belos exemplos de santidade, originados destes encontros, que nós temos na nossa retaguarda”, comentou Dom Peruzzo sobre a importância da data.

Neste momento, ele homenageou Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, como exemplo desta imagem de vitória: “O vemos sereno e sorrindo porque foi um vencedor. Não apenas por causa dos triunfos que realizou, embora os tenha feito, mas porque está em paz com os outros, consigo e com o Senhor”.

O arcebispo comentou também sobre a conclusão do Ano Jubilar pelos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz, primeira de Curitiba e atual Catedral: “Esse ano jubilar ajudou-nos a retomar as afeições por esse maravilhoso templo, não porque é gigante, mas porque tem tantos detalhes que retratam a multiplicidade de uma história construída com muita afeição. Olhar para esta Catedral não é contemplar um monumento, mas contemplar a criatividade de quem teve fé, de quem quis fazer um lugar digno para o Senhor Deus aqui em Curitiba”.

Homenagem da ALEP: Durante a missa, houve um momento especial de homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, conduzido pelo Deputado Luiz Fernando Guerra, autor da proposição. Após sua fala em parabenização à Arquidiocese pela conclusão do Ano Jubilar, o deputado entregou placas dedicadas ao arcebispo, Dom Peruzzo, ao Arcebispo Emérito, Dom Pedro Fedalto – recebida pelo padre Marcondes Martins Barbosa – e ao Cônego Élio José Dall’Agnol, pároco da Catedral.

Confira a galeria de fotos da Missa: