Pastorais se mobilizam na Paróquia Maria Mãe da Igreja para dar moradia digna a uma idosa

Publicado na Revista Voz da Igreja -out/2019

whatsapp-image-2019-09-05-at-10-41-50-1

Uma ação solidária muito especial se concretizou no mês de setembro envolvendo pastorais sociais e do dízimo na Paróquia Maria Mãe da Igreja, no Bairro Alto, em Curitiba. Por iniciativa das pastorais, a comunidade se mobilizou para reconstruir a casa de uma idosa atendida pela ação social.

A história é linda: Os coordenadores da Pastoral do Dízimo, Márcia e Antônio Maciel, se articularam com a Pastoral Social, coordenada por Fernanda Macchio, para ajudar nas ações sociais da paróquia. Nesta ação conjunta, visitaram a casa da Dona Iraci durante a distribuição mensal de cestas básicas à população mais vulnerável da região da Paróquia. “A casa estava em condições muito ruins, nem o banheiro funcionava”.

A situação sensibilizou os agentes pastorais. Eles se mobilizaram, organizaram um jantar de massas apoiado pela Paróquia e divulgado pelo Pároco e deu muito certo, como relata Márcia: “A mão de obra do jantar foi toda voluntária, os ingredientes foram doados e a comunidade compareceu em peso. Conseguimos arrecadar o recurso que tínhamos como meta”.

Logo iniciaram as obras. Não era possível aproveitar a estrutura da casa como estava. Foi demolida para então reconstruir outra no local, tendo havido conversa com a regional da prefeitura. “No primeiro sábado em que começou a obra estavam presentes voluntários com experiência em obras. Em apenas seis pessoas de manhã e nove à tarde, além de um grupo de apoio que providenciou o almoço para eles, foi possível ver no final da tarde a casa já levantada e coberta. Todos ficaram incrédulos: como pode em um dia uma casa estar quase pronta? Isso só nos deu a certeza de que foi obra do Espírito Santo”, comentou a coordenadora da Pastoral do Dízimo.

Em mais dois finais de semana a obra foi sendo finalizada, enquanto Dona Iraci ficou morando na casa de uma filha dela. Outro filho dela esteve presente em todas as etapas da obra. Pintura, acabamentos, móveis… tudo foi sendo colocado para ficar uma moradia digna para a idosa. E tudo foi fruto de doações.

Na entrega da casa muita emoção: Dona Iraci dos Santos ganhou uma casa nova, feita com muito mais do que bons materiais. Foi feita com o amor de um povo que só teve uma preocupação: fazer o bem ao próximo.

O pároco Frei Gilson de Lima Freitas, osm, parabenizou a comunidade pela dedicação e lembrou que a solidariedade é cada vez mais presente junto aos fiéis: “Essa foi uma ação especial, mas a paróquia tem se mobilizado em diversas ocasiões. Existe um trabalho muito bonito de um grupo de paroquianos às segundas-feiras para dar comida aos pobres, por exemplo”. Para ele, o mais importante é a resposta da comunidade às reflexões acerca do Evangelho: “Temos falado sobre a oração e a ação. Temos que ter os dois. Enquanto tiver um pobre sem comida, sem roupa, sem teto, é sinal que não estamos plenamente colocando em prática o Evangelho. A Igreja tem que ir ao encontro do pobre”, comentou o pároco.

A casa nova foi entregue no dia 21 de setembro.

Dona Iraci com familiares, recebendo a casa reformada coma presença do Frei Gilson e de representantes das Pastorais da Ação Social e do Dízimo
Dona Iraci com familiares, recebendo a casa reformada com a presença do Frei Gilson e de representantes das Pastorais da Ação Social e do Dízimo

Confira algumas fotos da reforma: