12 de outubro, dia da Padroeira: programação nas paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida

tlq8281
Foto: A12.com

Em 12 de outubro celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Esta designação da Santa Maria explica-se a seguir: “Nossa Senhora”, pois a Virgem Maria é piedosamente aclamada de correndentora, ao lado do redentor, Jesus Cristo, “nosso Senhor”. A palavra Aparecida não é nome próprio; trata-se do particípio passado do verbo aparecer, uma vez que no ano de 1717, durante uma famosa pesca no Rio Paraíba, apareceu na rede uma estatueta de Maria santíssima e os pescadores levaram a “Imagem Aparecida” para suas casas, inciando peregrinações e a devoção. Conheça a história da aparição aqui (fonte: A12: Edson L. Sampel / Membro da Academia Marial de Aparecida )

As diversas paróquias da Arquidiocese de Curitiba realizam neste sábado, 12 de outubro, programação em honra a Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação em sua paróquia e participe.

Reunimos a seguir as atividades previstas nas cinco paróquias que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Curitiba, além da agenda dos bispos.

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Seminário (Av. Nossa Aparecida, 1637 – Seminário, Curitiba)
    Fone: (41) 3274-3477

08h00 – Missa
10h00 – Missa solene- Celebrante Mons. Francisco Fabris
11h00 – Benção dos carros
12h00 – Almoço – Churrasco (Alcatra)
15h00 – Missa e Benção das crianças (Dia da Criança)
19h00 – Missa e a seguir procissão luminosa pelas ruas da Paróquia . Encerramento com Queima de fogos

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1845 – Uberaba, Curitiba)
    Fone: (41) 3369-2143

08h00 – Missa Solene e Bênção dos Idosos
09h30 – 3º Pedalando com a Mãe Aparecida – passeio de bicicleta saindo da Paróquia, com benção dos ciclistas
10h00 – Missa solene
15h00 – Missa Solene com bênção das crianças
16h30 – Carreata com a Mãe Aparecida e bênção dos motoristas e passageiros
19h00 – Missa Solene, com Dom Amilton e bênção das famílias
20h30 – Baile das Familias, com dupla Willian e Renan.

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais (Rua Rio Iguaçu, 360 – Pinhais)
    Fone: (41) 3668-8344

9h30: Missa solene. Depois, carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro, com benção dos carros.

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo (Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435 – Campo Largo)
    Fone: (41) 3032-3065

7:30: Procissão saindo da Comunidade São Roque em direção à Matriz
9h45: Ato cívico e benção dos carros.
10h: Missa solene.
15h: Benção e consagração das crianças.
17h: Benção dos animais.

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro (Rua das Camélias, 400 – Campo Magro)
    Fone: (41) 3677-8617

9h30: Concentração em frente à igreja
10h: Santa Missa Solene seguida de carreata com a imagem pelas ruas do bairro e bênção dos carros.
12h: Almoço festivo tradicional.
14h30: Show de Prêmios.

• Celebrações do Arcebispo e dos Bispos Auxiliares:

O arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, celebra missa às 9h no Santuário de Schoenstatt – Rua Pe. José Kentenich, 552

Dom Amilton Manoel, CP, celebra missa às 10h na Paróquia Nossa senhora Aparecida Pinhais; e às 19h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba

Dom Francisco Cota celebra missa às 19h no encerramento da Trezena e Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – R. Fernando de Noronha, 2081

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO LIGANDO EM SUA PARÓQUIA – Consulte aqui a lista das paróquias (ou veja no mapa qual é a mais próxima)