Mensagem dos bispos e padres da Arquidiocese de Curitiba aos fiéis, em apoio ao Papa e ao Sínodo

aae1b8eb-1252-428f-acfd-4f9e8b8f8317

Mensagem da Assembleia dos presbíteros aos fiéis da Arquidiocese de Curitiba

“O Senhor é amor, paciência e perdão”. (Sl 85)

Nós, bispos e padres da Arquidiocese de Curitiba, reunidos em Assembleia para discutir e aprofundar nossa caminhada evangelizadora, queremos, nesta especial ocasião, manifestar nosso apoio ao Papa Francisco e ao Sínodo da Amazônia que está acontecendo em Roma, de 6 a 27 deste mês.

Que nossa Igreja arquidiocesana, sempre e a partir da unidade eucarística, seja um só corpo e esteja animada pelo mesmo Espírito, a fim de que sejamos no mundo, testemunhas fiéis de Nosso Senhor.

Em tempos de fake news, de informações incompletas ou tendenciosas, recomendamos aos fiéis que, com verdadeiro discernimento, saibam filtrar as notícias produzidas sobre este tema, separando o “joio do trigo”, sem se deixar influenciar por informes distorcidos que se disseminam facilmente.

Renovemos nossa fé em Jesus, Senhor da Igreja e da história, nosso respeito filial ao Romano Pontífice e ao seu ministério de nos confirmar, no seguimento de Jesus Cristo, assistido pelo Espírito Santo, na unidade do Pai e do Filho.

Que o Bom Deus mova a nossa família arquidiocesana a um acolhimento criativo do Sínodo, com suas luzes e orientações pastorais. Estes sínodos de alcance regional não são uma novidade. Pois já aconteceram vários outros sob as luzes do Concílio Vaticano II.

Confiamos que o Sínodo da Amazônia indicará belos caminhos para a Igreja, em favor da promoção da pessoa humana, por meio da missionariedade e abertos a uma ecologia integral. Afinal de contas, o Salvador, Jesus Cristo, pede fundamentalmente o amor, sem abandonar as diferentes culturas, considerando cuidadosamente a casa comum e defesa da vida.

Unidos em oração pelo Papa e pela Igreja, contamos com as orações do povo de Deus em favor da causa da evangelização.

Curitiba, 10 de outubro de 2019.

Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba;
Dom Amilton Manoel da Silva e Dom Francisco Cota de Oliveira (bispos auxiliares); e presbíteros reunidos em assembleia nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2019.