Arquidiocese de Curitiba presente no Seminário Internacional sobre moradia para população em situação de rua

whatsapp-image-2019-12-04-at-15-39-09-1

A Arquidiocese de Curitiba esteve presente no Seminário Internacional sobre Moradia para a População em Situação de Rua, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, em Brasília.  O padre Danilo Pena, coordenador da Dimensão Social da Arquidiocese, participou do evento junto com a assistente social da Casa de Acolhida São José, Eliane Bettiato, o antropólogo e coordenador do Instituto Nacional de Direitos Humanos para a População em Situação de Rua (Inrua), Tomás Melo, e o representante do CIAMP – Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População de Rua, Leonildo José.

Padre Danilo Pena acompanhado por Eliane, Leonildo José e Tomás Melo
Padre Danilo Pena acompanhado por Eliane Betiatto, Leonildo José e Tomás Melo

Entre os temas apresentados no Seminário esteve o conceito de Housing First (Moradia Primeiro). Tomás Melo apresentou o programa-piloto que vem sendo operacionalizado em Curitiba. A metodologia do programa destaca a necessidade de rever os atuais modelos de atendimento à população de rua a partir de uma mudança de paradigma: o projeto constitui-se como uma alternativa à metodologia ‘etapista’ utilizada atualmente nas políticas públicas voltadas para a população da rua. O programa trabalha com a premissa de que o domicílio é o primeiro direito a ser efetivado para a reestruturação da vida das pessoas que vivem o drama de estar nas ruas e que buscam sua inserção social.

“Precisamos tornar este conceito de Housing First conhecido e acolhido como política pública, incentivando uma reflexão propositiva sobre o direito à moradia e sobre a necessidade de ações permanentes e mais efetivas. É um caminho com bons resultados em países como Portugal e Chile”, afirmou o Padre Danilo. O projeto em versão piloto é executado pela organização Inrua em parceria com a Arquidiocese de Curitiba e com apoio da Casa de Acolhida São José.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo