Campanha da Fraternidade contará com oficinas temáticas gratuitas em Curitiba

cf-2020

A Campanha da Fraternidade conta com boas novidades em 2020 em Curitiba. Além do Seminário Formativo já realizado no dia 10 de fevereiro, a coordenação local da Campanha promove no dia 29 de fevereiro oito oficinas temáticas para formar multiplicadores do tema. Serão oficinas voltadas para agentes de pastorais, lideranças de movimentos eclesiais, escolas e universidades, entre outros interessados. Pautadas no texto-base da Campanha, cada oficina trabalhará um aspecto de fragilidade da vida, com a qual os cristãos poderão ver, sentir compaixão e cuidar, como propõe a Campanha da Fraternidade este ano.

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha de 2020 busca conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para a defesa da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta. A CF será lançada no Brasil no dia 26 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, sendo em Curitiba a abertura oficial na Missa das Cinzas, às 12h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

As oficinas temáticas serão realizadas no sábado, dia 29 de fevereiro, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em frente ao terminal do Carmo, das 8h às 12h. Ocorrem com o objetivo de contribuir na reflexão e buscar formas para uma ação cada vez mais samaritana frente às realidades onde a vida grita por compaixão, seja em nível pessoal, comunitário e social.

Os temas são: “Família e Renovação Familiar”, “Exclusão Social e Desigualdade”, “Crise do Sentido da Vida”,”Suicídio e automutilação”, “Ecologia Integral e o cuidado da Casa Comum”, “Violência contra a Mulher e Direitos Humanos”, “Diversidade e Intolerância” e “Aborto e uma Igreja Mestra e Mãe”.

Para participar, a pessoa deve refletir sobre “qual fragilidade humana que mais se destaca nas suas proximidades” e escolher o tema que deseja aprofundar. São apenas 30 vagas por oficina, garanta a sua pelos links disponibilizados abaixo:

1) Família – Renovação Familiar. Inscrições aqui. 
A família é um valor imprescindível para a humanidade, nos diz papa Francisco. Tem o papel de promover e construir a cultura da vida, cuidar e se deixar cuidar. É o ponto de chegada para nossa ação pastoral e o ponto de partida para a vida comunitária. Com  Pe. Danilo Pena – Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba.

2) Exclusão Social e Desigualdade. Inscrições aqui.
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. E isso não é mera fatalidade. O retorno da desigualdade é uma escolha, isto é, um projeto, que se traduz em desemprego, na precarização, no corte de direitos, no empobrecimento, enfim, na exclusão de parcelas crescentes da população. O que fere a dignidade da vida. Diante do olhar apático e indiferente da sociedade. Com André Langer – Pastoral Operária e professor na Favi.

3) Crise do Sentido da Vida. Inscrições aqui
Jesus e o sofrimento humano. O sentido da vida está no outro. Crise de sentido e hedonismo moderno. Compaixão, cuidado e amor. Vivemos um mal-estar global e difuso, que tem a ver com uma crise do sentido da vida. Esta crise se manifesta também em que aquilo que tradicionalmente dava sentido, já não é mais fonte de sentido. Afinal, o que ainda faz sentido pelo qual se engajar e doar a vida? Como ajudar as pessoas a encontrar uma causa na vida? Com Cloves Amorim – professor titular do Curso de Psicologia da PUCPR

4) Suicídio e automutilação. Inscrições aqui
Nesta oficina trataremos sobre o sofrimento humano no aspecto psíquico-emocional. Um sofrimento que muitas vezes não tem nome e nem razão de ser. Incompreendido por muitos e que gera no corpo sensações intensas de dor e desespero, a ponto de levar uma pessoa a tirar a própria vida. Vamos refletir sobre este assunto. Com Mara Avelino – psicóloga, coordenadora do SOS Familia

5) Ecologia Integral e o cuidado da Casa Comum. Inscrições aqui.
Vamos refletir sobre o conceito de ecologia integral e sua importância para o cuidado com a vida no planeta. O dever de “cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), configura-se também em ato de compaixão e amor pela obra de Deus, da qual também somos frutos. Nossa reflexão parte da perspectiva de três olhares: amoroso, cuidadoso e esperançoso, que nos ajudarão a compreender os caminhos para alcançar uma verdadeira conversão ecológica, com mudanças significativas em nossos hábitos diários de produção, consumo, relação com o ambiente e com os outros, recuperando a harmonia com a criação e reforçando nosso dom e compromisso com a Casa Comum. Com  Rodrigo Fadul Andrade – Especialista do Observatório de Evangelização da PUCPR

6) Violência contra a Mulher e Direitos Humanos. Inscrições aqui.
“Temos acompanhado com tristeza e indignação o crescimento dos índices de violência de forma geral, nesta oficina vamos discutir sobre a violência de gênero, especialmente contra a mulher e direitos humanos”.
– Darli Sampaio – professora de Filosofia e Ciências Sociais, membro da coordenação colegiada do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

7) Diversidade e Intolerância. Inscrições aqui.
Vamos construir a unidade na diversidade. Essa oficina está sendo preparada para a valorização da vida na diversidade da Criação. Através da troca de experiências entre os participantes pretende-se estabelecer um debate crítico sobre o papel do cristão no combate à intolerância étnica, religiosa e de gênero.
– Silvia Kreuz – Assessora de coordenação do grupo de acompanhamento pastoral a pessoas LGBT e fundadora do grupo MAMI (Mães de Amor Incondicional)

8) Aborto e uma Igreja Mestra e Mãe. Inscrições aqui.
A abordagem do tema no âmbito da teologia se torna necessária, para que possamos ter uma visão mais complexa da problemática. Gostaríamos de ir além da dicotomia pobre que se instalou sobre o assunto: “ser contra ou a favor”.
– Mario Sanches – prof. PUC/PR

 

Dia 29 de fevereiro – sábado
Horário: das 08h00 as 12h00
Local:  Santuário Nossa Senhora do Carmo (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8520 – Boqueirão – ao lado do terminal do Carmo

Informações: campanhadafraternidade@mitradecuritiba.org.br  | 41 2105-6326  | whatsapp: 41 98740 1858

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo