Campanha da Fraternidade 2020 será lançada na quarta-feira de cinzas, tendo Santa Dulce como ícone

Na quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, a Igreja Católica inicia a Quaresma, o período de preparação para a Páscoa. Na data é lançada também a Campanha da Fraternidade da CNBB.

Imagem que compõe o cartaz da CF 2020

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil anualmente com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis católicos e da sociedade em geral em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Neste ano de 2020, a proposta é promover a sensibilização das pessoas para aproximarem-se e cuidarem das vidas mais fragilizadas.

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade em 2020 busca conscientizar a sociedade para a defesa da vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural, incluindo a toda a vida na natureza.

O lema direciona esta defesa da vida para o cuidado com as vidas mais fragilizadas. A citação é extraída da parábola do Bom Samaritano, quando todos desviavam de um homem ferido e caído e o Samaritano olha para aquela situação de modo diferente dos demais: movido pela compaixão aproxima-se do homem, gasta seu tempo, modifica sua rota, alivia a dor, oferece seu meio de transporte e se dispõe a pagar as despesas da hospedaria dele.

Com inspiração na parábola, a Campanha propõe uma transformação do olhar para que as pessoas enxerguem a condição de fragilidade das pessoas não apenas nas ruas, mas nos jovens em sofrimento, em pessoas com depressão, idosos fragilizados, mulheres vítimas de violência, entre outras.

Santa Dulce dos Pobres foi homenageada como ícone da Campanha da Fraternidade 2020, sendo a figura central do cartaz da Campanha. Sua escolha se deu por ela direcionar seu dom de defender a vida aos cuidados com compaixão dos mais fragilizados. O exemplo dela, ao cuidar de tantas pessoas caídas, representa a defesa da vida dos vulneráveis.

Foto divulgação/ reprodução Uol

A Campanha da Fraternidade reflete em ações durante o ano todo, sendo que o período mais intenso da Campanha coincide com a Quaresma – período litúrgico de 40 dias de preparação para a Páscoa.

Durante este período intenso, as paróquias, movimentos eclesiais, grupos familiares, escolas e universidades ligadas à Igreja Católica serão incentivados a ver, analisar e criar ações concretas a partir da identificação, em suas proximidades, de qual tipo de vida fragilizada precisa ser defendida com mais urgência.

A Campanha da Fraternidade é lançada nacionalmente na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma, que segue até 9 de abril (quinta-feira Santa). Em Curitiba, a abertura oficial acontece na Missa das Cinzas, realizadas às 12h na Catedral Basílica.

Quer saber mais sobre o tema da CF 2020? Confira na íntegra o Seminário da Campanha da Fraternidade, gravado em Curitiba pela TV Evangelizar.

img_2158Participe da missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020:

• Data:26 de fevereiro de 2020 (Quarta-feira de Cinzas)
• Horário: 12h00
• Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – Rua Barão do Cerro Azul, 31, Centro.

img_1962Coletiva de imprensa – lançamento da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba

Dia: 26 de fevereiro de 2020/ Quarta-feira de Cinzas
Local: Salão Nobre da Cúria – Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco – Curitiba (PR)
Horário: 9h   |   Tempo previsto de coletiva: 20 a 30 min.

fds-1024x528Abertura do Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade

Juntamente com a abertura da Campanha da Fraternidade 2020, será lançado o edital do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) pelo qual a Arquidiocese apoia financeiramente projetos sociais que tenham relação com o tema da Campanha da Fraternidade. Os recursos deste fundo são formados pelas doações realizadas na Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades da Arquidiocese no Domingo de Ramos.

O edital estará disponível no site da Arquidiocese a partir de 27 de fevereiro de 2020.

cf-2020Participe das Oficinas Temáticas da CF 2020

Dia 29 de fevereiro, serão realizadas  oito oficinas temáticas para formar multiplicadores do tema. Serão oficinas voltadas para agentes de pastorais, lideranças de movimentos eclesiais, escolas e universidades, entre outros interessados.  Informações e inscrições aqui