Jornada Diocesana da Juventude: “Jesus no centro da vida de cada jovem”

jdj-800-x-400

Em artigo, o Padre Luís Fernando Costa, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba, explica o significado da JDJ – Jornada Diocesana da Juventude, evento voltado para todos os jovens católicos que ocorre em Curitiba no próximo sábado, 14 de março. Confira:

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE (JDJ) 2020 – ARQUIDIOCESE DE CURITIBA: UM CONVITE A TODOS NOSSOS JOVENS

A Arquidiocese de Curitiba já está se preparando para os grandes eventos da Juventude nesse ano de 2020. O Papa, de forma cordial, lembra aos jovens: “A Igreja precisa de vocês”. Assim, para que possamos dar continuidade ao espírito missionário da JMJ, convocamos todos os jovens da nossa Igreja Particular para a Jornada Diocesana da Juventude que ocorrerá no dia 14 de março de 2020, na Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba.

Mas o que são as Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ)? Seria as JMJ em âmbito diocesano, preparando o coração dos jovens através do anúncio de Jesus e motivando para o evento mundial que se realizará em 2022 em Lisboa, Portugal. É um momento forte de convivência e espiritualidade juvenil entre os diversos grupos de nossa Arquidiocese, que fortalece a mesma. A JDJ tem como objetivo “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso, para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II sobre as JMJ).

Quando surgiram as JDJs? Elas são uma atividade mundial e são a JMJ acontecendo nas diversas Dioceses, portanto, sua história é a mesma da JMJ. Em 1985 foi proclamado pela ONU o Ano Internacional da Juventude; aproveitando a ocasião, o Papa São João Paulo II convocou para o Domingo de Ramos um encontro com os jovens de Roma. Naquela ocasião, 300 mil jovens se reuniram com o Santo Padre. Essa foi a primeira Jornada Diocesana que inspirou as assim chamadas JDJs, e propagou-se nos anos seguintes por diversas Dioceses no mundo todo.

Quando pode ser celebrada a JDJ?
A data tradicional da celebração é o Domingo de Ramos, mas cada Diocese é livre para escolher a data que melhor lhe convém. Nela, todos os jovens são convidados a participarem e a acolher Jesus e sua mensagem em suas vidas jovens, e levar essa experiência para seus grupos juvenis em suas paróquias e em toda a realidade eclesial onde vivem.

Contamos com a presença de todos os jovens da nossa Arquidiocese de Curitiba na próxima JDJ do dia 14 de março, onde faremos uma festa bonita pelo bem dos nossos jovens.

Fraternalmente.

Pe. Luís Fernando Costa
Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba

Serviço:
JDJ 2020: “Jovem, eu te digo, levanta-te!”
Data: 14 de março de 2020
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima: Praça Cova da Iria, 3 – Tarumã
Horário de início: 13h | Término previsto para 19h30min
No local do evento serão comercializados alimentos e bebidas.
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível

Inscrições: clique aqui.