Assistência às pessoas em situação de rua perante a pandemia

O bispo-auxiliar de Curitiba e referencial para a Dimensão Social, Dom Francisco Cota de Oliveira, e a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba emitiram na data de hoje, 20 de março, um comunicado sobre as estratégias para cuidar da população em situação de rua: nossos irmãos que necessitam da nossa atenção, sobretudo neste contexto de maior vulnerabilidade.

No comunicado, reforçam que, com os devidos cuidados serão continuadas ações de assistência, com a adoção de algumas novas medidas. Incentivam também o fortalecimento da solidariedade com pedido de doações que se fazem ainda mais necessárias neste momento e com o voluntariado, dentro das ressalvas que o momento exige. “Perante esta situação tão dramática, que não nos falte a compaixão, especialmente para cuidar dos mais vulneráveis“, finaliza o comunicado.

Confira o comunicado:

logo

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33) – Uma igreja samaritana.

Aos fiéis da Arquidiocese de Curitiba e a todas as pessoas de boa vontade.

O avanço do novo coronavírus (COVID-19) nos deixa em estado de alerta. Por um lado, vemos os efeitos devastadores dessa pandemia em muitos países, ao mesmo tempo vemos as muitas ações de solidariedade e proximidade aos mais vulneráveis. Os idosos e as pessoas com imunidade mais baixa ou saúde já debilitada encontram-se no grupo de maior risco. Nesse grupo encontram-se também as pessoas em situação de rua.

Motivada pela Campanha da Fraternidade 2020, que traz o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, a Pastoral do Povo da Rua está preparando algumas estratégias para cuidar destes nossos irmãos que necessitam da nossa atenção, sobretudo neste contexto de maior vulnerabilidade.

Para continuar com suas atividades, nas condições adversas da pandemia de coronavirus, sem colocar em risco os voluntários, serão adotados os seguintes cuidados: as ações serão centralizadas nas dependências da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, situada defronte a Praça Rui Barbosa. Com isso se evitará que as pessoas assistidas se aglomerem, entre elas e com os voluntários, em ambientes fechados. Também será reivindicado, junto à Fundação Municipal de Assistência Social (FAS), a liberação dos banheiros públicos da “Rua da Cidadania do Setor Matriz”, localizados nas proximidades da mesma praça, para uso da “População em Situação de Rua”. Enquanto durar o estado de alerta decorrente da Pandemia, o atendimento às “pessoas em situação de rua” será feito somente no horário da tarde, entre as 14h e 17h, oferecendo-lhes um lanche mais reforçado, bem como roupas e quites de higiene pessoal.

Para assegurar este atendimento será necessário fortalecer a equipe de voluntários e contar com doações da comunidade.

Para as doações, sugerimos o seguinte:

– Água, suco, chá, café, leite em pó, doces e margarina;

– Roupas higienizadas, sobretudo masculinas, escova de dente, pasta dental e sabonete;

– Doações em dinheiro, via depósito bancário para compra dos itens que faltarem para compor os kits de higiene pessoal e o lanche, a serem oferecidos. Dados para depósito: Agência 5760-6 / Conta 19212-0 Bradesco / Mitra da Arquidiocese de Curitiba, CNPJ 76.648.500/0001-04. Fazer depósito identificado e enviar o comprovante para dimensaosocial@mitradecuritiba.org.br

As doações dos alimentos, roupas e sabonetes podem ser entregues diretamente na Paróquia do Bom Jesus dos Perdões ou nas demais paróquias da Arquidiocese, mantendo sempre os cuidados sanitários. As paróquias cuidarão de encaminhar estas doações à Igreja Bom Jesus dos Perdões. Se necessário, a Dimensão Social da Mitra irá até as paróquias para apanhá-las.

Para o voluntariado – com a ressalva de que os idosos e as pessoas dos demais grupos de maior risco – não podem voluntariar no contexto da “pandemia de coronavírus”, pedimos o apoio, dentre outros:

– da Pastoral da Juventude e demais pastorais;

– dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades;

– dos fiéis que participam das paróquias de nossa Arquidiocese;

– das pessoas de boa vontade que queiram unir-se a nós nestas ações de solidariedade.

Para as inscrições e outras informações sobre o voluntariado, favor entrarem em contato: – com a Paróquia Bom Jesus dos Perdões: ass.socialfranciscana@gmail.com; – com a Marcia (41) 99970 3691, e-mail: m_njnunes@hotmail.com; – com a Flávia (41) 99509-8199.

Link para inscrição de voluntários

Perante esta situação tão dramática, que não nos falte a compaixão, especialmente para cuidar dos mais vulneráveis.

Dom Francisco Cota de Oliveira
e Pastoral do Povo de Rua

Curitiba, 20 de março de 2020.

Atualizado em 21/03/2020

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo