Voluntariado para ação estratégica de cuidado com população em situação de rua

O avanço do novo coronavírus (COVID-19) deixou o mundo em alerta. Por um lado, vemos os efeitos devastadores dessa pandemia, mas também as muitas ações de solidariedade e proximidade aos mais afastados.

Em Curitiba, o bispo-auxiliar e referencial para a Dimensão Social, Dom Francisco Cota de Oliveira, e a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba emitiram no dia 20 de março um comunicado sobre as estratégias para cuidar da população em situação de rua: “nossos irmãos que necessitam da nossa atenção, sobretudo neste contexto de maior vulnerabilidade“. No comunicado, incentivam o fortalecimento da solidariedade com pedido de doações que se fazem ainda mais necessárias neste momento. E convidam ao voluntariado, dentro das ressalvas que o momento exige.

O comunicado ainda esclarece:  Para continuar com suas atividades, nas condições adversas da pandemia de coronavirus, sem colocar em risco os voluntários, serão adotados os seguintes cuidados: as ações serão centralizadas nas dependências da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, situada defronte a Praça Rui Barbosa. Com isso se evitará que as pessoas assistidas se aglomerem, entre elas e com os voluntários, em ambientes fechados. Também será reivindicado, junto à Fundação Municipal de Assistência Social (FAS), a liberação dos banheiros públicos da “Rua da Cidadania do Setor Matriz”, localizados nas proximidades da mesma praça, para uso da “População em Situação de Rua”. Enquanto durar o estado de alerta decorrente da Pandemia, o atendimento às “pessoas em situação de rua” será feito somente no horário da tarde, entre as 14h e 17h, oferecendo-lhes um lanche mais reforçado, bem como roupas e quites de higiene pessoal.

Confira o comunicado aqui.

Para o voluntariado, a Pastoral do Povo de Rua  convida todos aqueles que sentiram tocados para o chamado a prestar solidariedade com os grupos sociais vulneráveis (com a ressalva de que os idosos e as pessoas dos demais grupos de maior risco – não podem voluntariar no contexto da “pandemia de coronavírus”). Para fazer parte da  ação estratégica de cuidado com população em situação de rua, preencha os dados no link a seguir

Formulário de inscrição

Contatos: ass.socialfranciscana@gmail.com; – com a Marcia (41) 99970 3691, e-mail: m_njnunes@hotmail.com; – com a Flávia (41) 99509-8199.

 

pastoral-povo-de-rua

 

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo