Iniciativa da Igreja mantém atendimento diário à população de rua em Curitiba

Um grupo de voluntários segue realizando na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba, o atendimento diário a pessoas que vivem nas ruas.
whatsapp-image-2020-04-01-at-20-15-46

A inciativa é da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba, que já realizava a assistência a esta população e que adotou novas estratégias diante das medidas necessárias de prevenção ao COVID-19. “Por um lado, vemos os efeitos devastadores dessa pandemia em muitos países, mas ao mesmo tempo vemos as muitas ações de solidariedade e proximidade aos mais vulneráveis (…) Nesse grupo encontram-se também as pessoas em situação de rua”, comenta Dom Francisco Cota em carta sobre a importância da continuidade do atendimento a esta população.

Algumas mudanças foram realizadas no sentido de proteger voluntários e assistidos: as ações ficaram centralizadas em tenda a céu aberto nas dependências da Paróquia Bom Jesus dos Perdões e o atendimento ficou restrito ao horário da tarde, entre as 14h e 17h, oferecendo-lhes um lanche mais reforçado, bem como roupas e itens de higiene pessoal.

Para atender toda a demanda diariamente – em média, são servidos 300 kits por dia – a pastoral do povo de rua pede a contribuição da população para seguir com os cuidados a uma população tão vulnerável especialmente diante do cenário de pandemia:

Para as doações, sugerem o seguinte:

  • Água, suco, chá, café, leite em pó, doces e margarina;
  • Roupas higienizadas, sobretudo masculinas, escova de dente, pasta dental e sabonete;
  • Doações em dinheiro, via depósito bancário para compra dos itens que faltarem para compor os kits de higiene pessoal e o lanche, a serem oferecidos. Dados para depósito: Agência 5760-6 / Conta Corrente 19212-0 Bradesco / Mitra da Arquidiocese de Curitiba, CNPJ 76.648.500/0001-04. Fazer depósito identificado e enviar o comprovante para dimensaosocial@mitradecuritiba.org.br

As doações dos alimentos, roupas e sabonetes podem ser entregues diretamente na Paróquia do Bom Jesus dos Perdões ou em qualquer paróquia da Arquidiocese, mantendo sempre os cuidados sanitários. As paróquias cuidarão de encaminhar estas doações à Igreja Bom Jesus dos Perdões.

O trabalho precisa também de mais voluntários – com a ressalva de que os idosos e as pessoas dos demais grupos de maior risco não podem voluntariar neste momento. Há 105 voluntários inscritos, mas 90 pessoas estão ausentes.

Mais informações: ass.socialfranciscana@gmail.com; – com a Marcia (41) 99970 3691, e-mail: m_njnunes@hotmail.com; – com a Flávia (41) 99509-8199.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo