“Respirar boas histórias mesmo em meio às adversidades”: como será o Dia Mundial das Comunicações em Curitiba

cartaz_54_dmcs_1080x1080px

No dia 24 de maio, próximo domingo, celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2020. Com o tema “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2), o Papa Francisco dedicou o dia ao tema da narração. Segundo o Santo Padre, “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.

Na Arquidiocese de Curitiba, a Comissão Arquidiocesana de Comunicação e a TV Evangelizar promovem neste dia um programa de TV, às 16h, e missa às 18h, transmitidos de Curitiba para todo o território nacional por meio da TV Evangelizar e das redes sociais. O programa terá como base a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, trazendo convidados especiais para debater o tema frente ao cenário da pandemia e às possibilidades de comunicação pós-pandemia.

O programa contará com a participação de comunicadores e lideranças da Igreja. Entre as participações no estúdio estarão o Padre Reginaldo Manzotti, fundador e presidente da Rede Evangelizar de Comunicação, Padre Luiz Kleina, coordenador da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, Simone Tavares Zuchi – Especialista do Observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR. O programa contará com contribuições de Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Marcos Túlio, da PASCOM nacional, integrantes de Pascom e jovens comunicadores, dos repórteres da TV RPC Dulcineia Novaes e Bruno Fávaro, sobre experiências de boas histórias contadas, entre outros.

A proposta é proporcionar reflexões em cima de perguntas como: “Como vamos respirar a verdade das histórias boas, dos fatos, dos exemplos de cidadania e da solidariedade, da caridade de uns para com os outros. Como vamos narrar esses fatos? Qual o viés que utilizaremos para contar essas histórias?”

Participação via redes sociais: Todos, em especial agentes de Pascom, são convidados interagir com os convidados por meio das redes sociais. Acompanhe em

www.youtube.com/user/TVEvangelizarOficial/
www.facebook.com/tvevangelizaroficial/
www.facebook.com/arquidiocesedecuritiba

Acompanhe:
Dia 24 de maio (domingo)
16h às 17h30: Programa “Dia Mundial das Comunicações Sociais” ao vivo no auditório da TV Evangelizar, sem presença de público na plateia.
Acompanhe pela TV Evangelizar e redes sociais. Ao vivo também pelo Facebook da Arquidiocese de Curitiba.
18h: Missa pelos Comunicadores, presidida por Dom José Antonio Peruzzo. Transmitida ao vivo do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo