Criada comissão para a proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis na Província Eclesiástica de Curitiba

maos_protecao

Um decreto assinado no dia 30 de maio instituiu na Província Eclesiástica de Curitiba a Comissão Provincial Birritual de Tutela para a atenção a denúncias de abusos e para a proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis. A Comissão cooperará para garantir que as instituições Católicas e áreas eclesiais que realizam seu trabalho no território da Província, em ambos os ritos (Latino e Ucraniano), possam ser ambientes seguros e livres de abuso sexual, principalmente para adolescentes, menores e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O decreto que cria a Comissão ressalta que a iniciativa atende às “determinações de Sua Santidade o Papa Francisco, através de Carta Apostólica em forma de Motu Proprio‘Vos Estis Lux Mundi’ (VELM), de 7 de maio de 2019″. O documento é assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e pelo Arcebispo Metropolita da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Dom Volodemer Koubetch.

 

Composição

A Comissão Interdiocesana será composta por: Padre Dr. Naomir Doopiat Gasperin, da Metropolia Greco-Católica; Padre Dr. André Luis Buchmann de Andrade, da Diocese de Paranaguá; e Padre Ms. Fabiano Dias Pinto, da Arquidiocese de Curitiba. Estes terão por missão formar a Coordenação da Comissão Provincial.

 

Confira aqui o documento na íntegra

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo