Pascom restruturada durante a pandemia já conta até com programa de TV semanal

A Paróquia São José das Famílias, em Curitiba, mostra que é possível qualificar as comunicações virtuais para se aproximar da comunidade

Transmissão da missa com edição ao vivo
Transmissão da missa com edição ao vivo

Neste período de pandemia muitas paróquias tiveram que buscar repentinamente formas de levar para o ambiente virtual o que antes ocorria apenas presencialmente. São vários os casos de pastorais de comunicação (Pascom) estruturadas ou reestruturadas no período. O caso da Paróquia São José das Famílias, em Curitiba, é um bom exemplo, que se destaca pela capacitação dos agentes para transmitir com qualidade as celebrações e inovar na evangelização pelos meios de comunicação.

Assim que inciou o período de isolamento social a Paróquia buscou atender ao apelo de transmitir as missas. Logo, investiu em equipamentos, parcerias e na qualificação dos agentes para gerar com qualidade as transmissões. Hoje a paróquia conta com missas online transmitidas não apenas nos canais da paróquia, mas também em canais de televisão, aberto e fechado, além de outras iniciativas de evangelização pelos meios de comunicação.

pascom-sao-jose-das-familias4
O coordenador da Pascom na Paróquia, Maurício Machado, explica como foi o processo de reestruturação em meio à pandemia: “Já contribuo há anos com a Paróquia e no ano passado o Padre Maurício Serafim já havia me chamado para estruturar a Pascom. Alguns passos já haviam sido dados, incluindo a reunião de pessoas dispostas a colaborar e a busca por novas formações, então veio a pandemia e nos obrigou a repentinamente agilizar todo o processo. Tivemos que iniciar as transmissões no improviso, mas temos a alegria em contar aqui entre os paroquianos com um profissional de TV, Abel Barros, coordenador da TV Transamérica. Ele contribuiu na escolha dos equipamentos e no treinamento dos voluntários para operação de câmera e para a edição ao vivo. Conseguimos colocar em prática as transmissões com a qualidade e com a experiência de TV em nossas redes”, comemora o coordenador.

Ele explica também que o segundo passo foi a inovação: criaram um programa semanal, o “Altas Graças”, em que toda semana levam convidados para conversar sobre um tema relacionado com a Igreja. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 20h30, pelos canais da paróquia no facebook e no youtube e também pela TV Transamérica e Tv por assinatura Net. Conta com operadores de câmera, editor, equipe de reportagem para a produção de uma matéria a cada programa. Ao final de cada programa, há a adoração ao Santíssimo. Ao todo são quase 20 pessoas envolvidas nos trabalhos da Pascom – gravações, transmissões ao vivo, criação gráfica, gestão das redes sociais, entre outras atividades: um trabalho que se tornou fundamental em meio à Pandemia para manter a comunidade próxima.
pascom-sao-jose-das-familias3

Maurício, animado, comenta que o trabalho ainda está no início: “Nosso pároco comenta que o trabalho deve ser ampliado após a pandemia. Já temos novos equipamentos, uniformes para a equipe e temos inclusive nossa nova sala estruturada para ser nosso estúdio após isso tudo passar. Com Fé, logo vai passar”, diz ele.

Horários das transmissões da Paróquia São José das Famílias:

Quarta-feira – Novenas em Honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 19h30 pelo Facebook
Quinta-feira – Missa da Esperança às 19h30 pelo Facebook
Sexta-Feira – Programa Altas Graças, 20h30, Pela TV Transamérica, Tv por assinatura Net, Facebook e YouTube da paróquia
Sábado – Missa às 19h30 pelo facebook
Domingo– Missa às 9h30 pela TV Transamérica, pelo facebook e YouTube da Paróquia.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaojosedasfamilais/
Página no Instagram:@paroquia_sjf
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgB7mfxQQANg2QRUAaAI05w

whatsapp-image-2020-07-12-at-21-34-55

pascom-sao-jose-das-familias

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo