Dom Walmor: “Semana Nacional da Família reaviva a importância central da família na vida da Igreja e da sociedade”

Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, nesta segunda semana de agosto (9 a 15), a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. Neste ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, a Semana Nacional da Família é uma oportunidade da qual muito precisamos, “uma semana para reavivar em nossos corações a importância central da família na vida da Igreja e na vida da sociedade”, disse em um vídeo gravado especialmente para a abertura da Semana.

No vídeo, dom Walmor salienta que a Semana da Família  é também uma experiência singular e de muita importância. “A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil protagoniza este momento para chegar em cada casa, em cada lugar, sobretudo agora quando estamos ainda mais convencidos da importância da casa de nossa família”, afirma.

Semana Nacional da Família

Para animar a Semana Nacional da Família – do Dia dos Pais até o dia 15 de agosto – a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB, elabora o subsídio “Hora da Família”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994. Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”.

O subsídio possui roteiro para os sete dias da semana com atividades que envolvem toda a família, sugestões de oração e de cantos. O material está disponível na versão impressa e também no aplicativo Estante Pastoral Familiar, numa versão digital.

Já como motivação para a promoção de programações paroquiais, diocesanas e regionais, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar fará dois momentos em âmbito nacional para abrir e fechar a Semana Nacional da Família. No sábado, dia 8, houve uma live com formação sobre o tema da Semana Nacional da Família, no canal da Pastoral Familiar no Youtube. No dia 16 de agosto, a CNPF vai promover uma segunda live, desta vez para encerramento da Semana. Neste dia, a principal atração serão os próprios agentes de Pastoral, pois o foco do programa serão celebrações e trabalhos realizados durante a semana nas diversas comunidades. Os agentes são convidados a compartilharem fotos e pequenos vídeos em suas redes sociais com a hastag #semananacionaldafamília. As publicações serão selecionadas e divulgadas durante a live.

Algumas paróquias da Arquidiocese de Curitiba têm lançado a divulgação de suas celebrações nesta semana. Confira aqui.

 

Fonte: CNBB

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo