Solenidade da Padroeira celebrada com muito entusiasmo mesmo diante de restrições presenciais

dsc_0148
“Estamos bastante limitados por causa da pandemia, mas deixo a aqui a todos a minha bênção em nome da Arquidiocese de Curitiba: Que por intercessão de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais os passos para nosso futuro sejam marcados pelas vitórias que precisamos. Que o Senhor Deus abençoe a todos”. Assim o arcebispo Dom José Antonio Peruzzo se dirigiu ao povo da Arquidiocese de Curitiba no dia da Padroeira da cidade e também da Arquidiocese.

O dia 8 de setembro de 2020 entra na história como uma celebração singular da Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Com restrições à participação presencial, sem as centenas de pessoas nas igrejas, a Festa da Padroeira foi celebrada nas diversas paróquias da Arquidiocese e contou com um dia de programação diferenciada na Catedral Basílica de Curitiba, que é dedicada a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A Catedral esteve aberta em diversos horários para a visitação e orações pessoais, com controle na entrada das pessoas. Pela manhã, o Padre Marcos Honório celebrou a missa das 10h, com presença apenas de representantes de pastorais da Catedral. “Mesmo diante do controle de presença, posso dizer que essa igreja está cheia, lotada não apenas por aqueles que aqui representam as pastorais ou pelos que acompanham na internet, mas pela presença de cada devoto de Nossa Senhora representados aqui pela diversidade de flores que o Movimento das Capelinhas trouxe simbolizando todas as paróquias de nossa Arquidiocese”, comentou o padre.

Padre Marcos Honório - foto: Joka Madruga
Padre Marcos Honório – foto: Joka Madruga

Pela tarde, o arcebispo Dom José Antonio Peruzzo presidiu a missa que teve a presença apenas de algumas autoridades e lideranças da Igreja representadas pelos coordenadores de setores e de Comissões Pastorais da Arquidiocese. A missa foi transmitida pela TV e pela Rádio Evangelizar. O arcebispo também falou sobre a celebração do dia da Padroeira em meio à pandemia: “Estamos muito acostumados a ter certezas, ter seguranças. Estávamos muito habituados a considerar que o futuro seria construído dentro de programas preestabelecidos aos quais engajaríamos nosso dotes e talentos. E um mísero vírus veio nos lembrar que somos frágeis, fracos e mortais. A ciência está a trabalhar e provavelmente a resposta vacinal não demore muito, mas precisamos perceber que Nossa Senhora da Luz em situações muito desafiadoras participou no passado dos passos dos Curitibanos de outrora. Que ela nos ajude agora à necessária humildade para que não nos viciemos de falsas seguranças. É preciso pois, em tempos de pandemia, nos cuidar porque somos frágeis e precisamos também nos deixar inspirar pela verdade de Deus e do homem”.

Dom Peruzzo - foto: Patryck Madeira
Dom Peruzzo – foto: Patryck Madeira

Além da visitação e das missas, o dia contou também com o badalar dos sinos ao meio dia seguido da música “Ave Maria” no trompete e contou, à noite, com apresentação da banda da Polícia Militar, em honra a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Confira as fotos da Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Peruzzo:
Fotos: Patryck Madeira/Arquidiocese de Curitiba

Confira a Reportagem da TV Evangelizar sobre o Dia da Padroeira em Curitiba e a celebração da missa presidida pelo arcebispo Dom Peruzzo:

Acompanhe a cobertura completa, com os vídeos na íntegra na página da Catedral Basílica de Curitiba