Novena Missionária 2020 e materiais da Campanha Missionária

chamada-cm2020-2280x1052_c

No mês de outubro a Igreja no Brasil vive a Campanha Missionária, neste ano com o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).  No dia primeiro dia do mês a Comissão da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Curitiba realizou uma live de lançamento da Campanha Missionária na Arquidiocese, para fomentar em cada comunidade a animação para cultura missionária em nossa Igreja local.

“A missão não é uma atividade, é a natureza da Igreja e a missionariedade deve estar no DNA de cada um de nós e e de todas nossas pastorais”, comentou o padre Maurício Jardim, lançando o convite à realização das novenas. Sobre este assunto os convidados reforçaram na live o convite às novenas de forma diferente neste ano. “Somos chamados a realizar a novena missionária, de forma diferente neste período de pandemia, mas que sejam feitas nas casas, nas famílias”, comentou o padre Marcondes Barbosa, falando sobre as possibilidades de realizar nas famílias, em vídeo chamadas nos grupos de reflexão e também nas paróquias – comentando que em vários setores de nossa arquidiocese as paróquias estão se organizando para a transmissão das novenas nas redes sociais.

“Missão não é apenas de um grupo, do Comipa, é de todo batizado; se sou batizado, sou chamado à Missão”, lembrou o padre Marcondes Barbosa durante a live. Confira aqui a íntegra da live de lançamento.

O livro da Novena Missionária 2020 está disponibilizado abaixo – seguido dos vídeos para cada dia da Novena.

Novena Missionária – acesse aqui o livro da Novena Missionária 2020

A Novena Missionária convida a mergulhar no tema da vida, vida que se faz missão em diferentes realidades do Brasil que tem presente tantas dores, feridas trazidas pela pandemia do Coronavírus. Cada um de nós aprendeu, sensíveis a essa experiência, a ser uma Igreja mais samaritana, sinodal em estado permanente de missão.

Para colaborar com a reflexão, a Novena Missionária reflete a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão que, com ousadia e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Durante os nove dias rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias; dos seminaristas; da vida consagrada; da infância e adolescência missionária; dos ministros ordenados; da juventude; da Amazônia e dos idosos e enfermos.

Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Baixe aqui o livro da Novena Missionária (PDF)

Vídeos da Campanha Missionária – confira aqui

Hino da Campanha Missionária 2020

Baixe aqui a letra com cifras do Hino da Campanha Missionária

Baixe aqui o áudio em MP3 do Hino da Campanha Missionária

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões

Durante a solenidade de Pentecostes, no domingo de 31 de maio, o Papa Francisco divulgou sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, celebrado em 18 de outubro de 2020, inspirada na passagem de Isaías «Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8). Neste ano, a mensagem não será encartada dentro do livrinho da Novena Missionária, e sim será parte de um novo material em que também apresenta os dados da distribuição da coleta missionária no mundo.

Baixe aqui o livrinho com a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões

Santinho dos Padroeiros da Missão

Foram confeccionadas duas versões dos santinhos com os Padroeiros da Missão, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. O material traz a Oração da Campanha Missionária. Também é possível utilizar o Zapcode. Basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o santinho é possível assistir a uma animação e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Baixe aqui os Santinhos dos Padroeiros da Missão

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 17 e 18). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Baixe aqui o Envelope para a coleta do Dia Mundial das Missões

Oração dos Fiéis

As orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

Baixe aqui o Envelope para a Oração dos Fiéis

SENTIU FALTA DE ALGUM MATERIAL?

ACESSE AQUI NO SITE DAS PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA MISSIONÁRIA 2020

* Conteúdo reproduzido de pom.org.br/campanha-missionaria-2020/