12 de outubro: programação das paróquias de Nossa Senhora Aparecida em Curitiba

Nossa Senhora Aparecida — Foto: Santuário Nacional

Em 12 de outubro celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, uma data muita devoção mariana. Esta designação da Santa Maria explica-se a seguir: “Nossa Senhora”, pois a Virgem Maria é piedosamente aclamada de correndentora, ao lado do redentor, Jesus Cristo, “nosso Senhor”. A palavra Aparecida não é nome próprio; trata-se do particípio passado do verbo aparecer, uma vez que no ano de 1717, durante uma famosa pesca no Rio Paraíba, apareceu na rede uma estatueta de Maria santíssima e os pescadores levaram a “Imagem Aparecida” para suas casas, inciando peregrinações e a devoção. Conheça a história da aparição aqui. (fonte: A12: Edson L. Sampel / Membro da Academia Marial de Aparecida ).

No dia da padroeira, as diversas paróquias na Arquidiocese de Curitiba, assim como em todo Brasil, celebram missas em honra a Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação em sua paróquia.

Reunimos a seguir as atividades previstas nas cinco paróquias da Arquidiocese de Curitiba que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Seminário
Av. Nossa Aparecida, 1637 – Seminário, Curitiba

08h00 – Missa
10h00 – Missa
11h00 às 12h30 – Benção dos carros no pátio com a imagem da Padroeira
14h às 17h – Paróquia fica aberta para visitação para oração individual, com controle de entrada
18h00 – Terço em intenção pelas crianças (apenas online)
19h00 – Missa

Como participar das missas: Ao vivo pelo facebook: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Seminário. Participação presencial com limite de lugares – é necessário realizar reserva antecipada com a secretaria (41) 3274-3477.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba
Rua Capitão Leônidas Marques, 1845 – Uberaba, Curitiba
08h00 – Missa
09h30 – Mil Ave Maria
10h30 – Missa com Consagração a Nossa Senhora para crianças
12h00 – Retirada do almoço festivo. Aquisição até sábado (10) na secretaria.
15h00 – Missa Solene
16h30 – Carreata com a imagem da Padroeira e bênção dos motoristas e passageiros no retorno

Como participar das missas: Ao vivo pelas redes sociais da Paróquia – Youtube/Facebook/ Instagram: “AparecidaCuritiba”. Participação presencial com limite de lugar, por ordem de chegada.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais
Rua Rio Iguaçu, 360 – Pinhais
7h30 – Missa
10h00 – Missa
11h30 – Carreata com a imagem da Padroeira pelas ruas do bairro, com benção dos carros.

Como participar das missas: Ao vivo pelas redes sociais da paróquia: Youtube ‘Tv Aparecida Pinhais’ / Facebook Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais. Participação presencial com limite de lugares apenas para quem tiver senha –  é necessário retirar senha no sábado (10), das 9h às 12h e 13h às 18h30.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo
Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435 – Campo Largo
9h45 Benção de veículos
10h00 Missa
11h00 entrega do almoço festivo. Adquirir antecipadamente até sexta na secretaria.

Como participar da missa: Ao vivo, pelo facebook da paróquia – Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo. A participação presencial é com limite de lugares, apenas para quem tiver a senha (esgotadas).

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro
Rua das Camélias, 400 – Campo Magro

9h00: Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo
10h00: Carreata com a imagem da Santa pelas ruas do bairro e bênção dos carros.
12h00: Almoço para retirada. Aquisição do almoço até quinta (8) na secretaria

Como Participar da Missa: Ao vivo pelo Facebook da Paróquia: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro. Participação presencial com limite de lugares, por ordem de chegada.

* Em todas missas com participação presencial seguem-se as orientações de prevenção das autoridades sanitárias, incluindo o limite de lugares, o distanciamento entre os lugares que estarão demarcados em cada igreja e o uso obrigatório de máscara. Idosos e outros grupos de risco são orientados a participar apenas pelos meios de comunicação.