Continuidade do Movimento Mesa Fraterna depende de mais doações e novos voluntários

Projeto iniciado em março de 2020 para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade pretende manter as atividades, mas precisa apoio da sociedade

O Movimento Mesa Fraterna é um projeto desenvolvido na Igreja Bom Jesus dos Perdões e ligado à Pastoral do Povo de Rua da Igreja Católica, em Curitiba, criado em março do ano passado, com o objetivo de levar alimento, roupas e produtos de higiene a pessoas em condições de vulnerabilidade social. Durante todo o ano, foram distribuídos mais de 50 mil lanches e realizados mais de 2 mil atendimentos.

Mais de 2 mil lanches eram distribuídos por dia (Foto: Movimento Mesa Fraterna)
Mais de 200 lanches eram distribuídos por dia (Foto: Movimento Mesa Fraterna)

Para que possa manter os atendimentos e a assistência a essa população, no entanto, o projeto está necessitando novos voluntários e muitas doações. O Movimento se mantém a partir de doações feitas pela comunidade, e todo o trabalho é desenvolvido de forma voluntária por pessoas que se dispõem a se doar em favor dos necessitados.

Movimento Mesa Fraterna necessita de novos voluntários para os trabalhos de assistência (Foto: Movimento Mesa Fraterna)

História

O projeto nasceu com o nome de Chá Fraterno, por sugestão de Dom Francisco Cota, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. A ação voluntária e solidária tinha a missão de distribuir 200 lanches por dia. Aos poucos, a ação tomou grandes proporções e, por isso, ganhou novo nome: Mesa Fraterna. O número de pessoas atendidas e o número de voluntários dispostos a trabalhar pela causa cresceu durante todo o ano.

Mais de 200 lanches eram distribuídos todos os dias (Foto: Movimento Mesa Fraterna)

Além de alimentos, o Movimento também arrecadava e distribuía roupas, calçados, cobertas e produtos de higiene pessoal. Para oferecer maior conforto e dignidade aos assistidos, foi firmada uma parceria com a Fundação de Ação Social de Curitiba e a Secretaria Municipal de Abastecimento, para que as refeições passassem a ser oferecidas no restaurante popular Matriz em Curitiba, onde os assistidos podiam permanecer por uma hora, podendo se sentar para comer e também utilizar os banheiros, o que era uma reivindicação antiga.

Além de alimentos, movimento também distribuiu roupas e produtos de higiene (Foto: Movimento Mesa Fraterna)

Resumo das atividades desenvolvidas de março a novembro de 2020 pelo Movimento Mesa Fraterna:

• Distribuição de 52.151, lanches;
  • Realização de 2.147 atendimentos socioassistenciais, com entrega de roupas, cestas básicas e produtos de higiene;
  • Coordenação de 2.323 Voluntários que participaram da Projeto Mesa Fraterna, com ações de sensibilização para atuar na ação como voluntária, escalas de trabalho, formulários de adesão, contatos telefônicos e outros trabalhos;
  • Distribuição de 1.324 Kits de higiene. Cada Kit era composto de pasta de dente, escova de dente, gilete de barbear, sabonete e absorvente feminino, contabilizando 6.620 itens;
  • Distribuição de 194 vacinas para a população em situação de vulnerabilidade social e rua, além de 12 pessoas voluntários, na campanha de vacinação H1N1.

Como ajudar?

Para ajudar o Movimento Mesa Fraterna, você pode encaminhar suas doações de roupas, alimentos não perecíveis e materiais de higiene diretamente à Igreja Bom Jesus dos Perdões – Praça Rui Barbosa, 149 Centro de Curitiba. Doações em dinheiro também podem ser feitas.

Quem quiser ser voluntário no Projeto deve entrar em contato com a coordenadora Márcia Nunes de Jesus – 41 9 9970-3691

Jornalista Adriane Werner (Mtb 3413) – coord. Comunicação Arquidiocese de Curitiba. Entre em contato: (41) 9 8740-2204