Dom Peruzzo completa seis anos como Arcebispo Metropolitano de Curitiba

Há exatos seis anos, no dia 7 de janeiro de 2015, Dom José Antonio Peruzzo foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Curitiba. Estar à frente das decisões da Igreja Católica em uma província complexa como a de Curitiba não é tarefa fácil, mas, dia após dia, Dom Peruzzo demonstra suas habilidades de liderança e sua sensibilidade aos anseios e necessidades de sua comunidade.

Cada líder imprime seu estilo e deixa seu legado por onde passa. Para Dom Peruzzo, sua principal missão, desde quando foi ordenado sacerdote, é EVANGELIZAR. E assim tem sido. Seu lema episcopal é “Facite Discipulos… Docete (Fazei discípulos… ensinai).

José Antonio Peruzzo é o primogênito de Angelo e Lourdes. Nasceu em 1960, na cidade de Cascavel-PR. Sua mãe contava que já sentia que o filho seguiria a vida religiosa desde quando ele ainda estava em seu ventre. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia em Curitiba. Como padre,  atuou nos seminários Nossa Senhora de Guadalupe e São José, em Cascavel, e também foi vigário na Catedral de Nossa Senhora Aparecida. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, em 2005, como bispo de Francisco Beltrão e Palmas. É mestre e doutor em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. O arcebispo é também o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, reeleito em 2019.

No último dia 23 de novembro de 2020, ele completou 15 anos de ordenação episcopal. Na ocasião, produzimos uma reportagem especial a respeito (leia aqui). Em uma reflexão a respeito dos 15 anos de trabalho como bispo, Dom Peruzzo analisou as dificuldades inimagináveis que a Igreja (e o mundo todo) precisaram enfrentar por causa da pandemia do Covid-19, com as mudanças nas rotinas das igrejas e as adaptações que foram necessárias para manter o povo de Deus unido na fé. Acompanhe o vídeo gravado na ocasião:  https://www.facebook.com/arquidiocesedecuritiba/videos/1188433594891460

Dom Peruzzo aos 3 anos de idadeDom Peruzzo aos 3 anos de idade

Dom Peruzzo em oração junto ao Santíssimo Dom Peruzzo em oração junto ao Santíssimo

Dom Peruzzo em sua devocação