ARTIGO – Casas do Servo Sofredor: uma obra de misericórdia que transforma vidas

(por Frei Alberto Henrique Ferreira Marini, O. Carm.)

whatsapp-image-2021-07-20-at-15-24-42

Em nossas cidades sempre encontramos pessoas, sejam homens ou mulheres, que perambulam pelas ruas procurando seu refúgio nas bebidas e nas drogas. De tal forma, tornam-se pessoas vulneráveis e marginalizadas pela sociedade mediante o consumo desenfreado da drogadição.
Contudo, em meio a esta triste realidade se faz presente a ação amorosa e misericordiosa de Deus que escuta o clamor dessas pessoas, ao intervir em suas vidas e apontando a elas um caminho de libertação. Por isso, sob o impulso do Espírito Santo, nasce um projeto idealizado pelos freis carmelitas do Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná, no ano de 1994. Trata-se das Casas do Servo Sofredor ou Mosteiro Monte Carmelo que auxilia no tratamento de pessoas dependentes químicas. Na época, o Frei Francisco Manoel de Oliveira, O.Carm., popularmente conhecido como “Frei Chico”, estava à frente desse projeto como seu coordenador geral.
Ao longo do tempo, este projeto foi ganhando espaço e reconhecimento junto ao meio social e eclesial, com a construção de novas casas em Curitiba-PR, em Contenda-PR, em Graciosa (distrito de Paranavaí-PR) e, em Ilhota-SC. Atualmente, a coordenação geral das Casas do Servo Sofredor está sendo dirigida pelo Frei Kleiton de Jesus Ribeiro, O. Carm.
As Casas do Servo Sofredor inspiram-se na hospedaria da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) que resgata e acolhe pessoas em estado de vulnerabilidade social, fazendo-as reencontrar a presença do Deus Vivo em suas vidas. Simbolicamente, é como um útero que faz germinar uma nova semente para o mundo. Nesse útero está contido a tônica da Espiritualidade Carmelitana, com a qual os acolhidos aprendem a ser fraternos e a ter uma vida de oração.
Esta obra de misericórdia tem ajudado muitas pessoas a se libertarem de seus vícios, sejam as drogas ou bebidas. Muitos dos que entravam pela porta das Casas do Servo Sofredor, desesperançosos e sem algum sentido da vida, encontraram nesse processo terapêutico a reintegração de sua dignidade e da sua humanidade em relação ao meio social. Por isso, o lema que norteia o trabalho nas Casas do Servo Sofredor é “ajudar a quem quer se ajudar”, ou seja, de estarem abertos a esse processo de transformação.
Assim como qualquer outra instituição, também necessitamos de recursos para a manutenção dessa obra de misericórdia. Faça você também parte desta obra, ajudando-nos com doações materiais ou financeiras! Para isso, segue os nossos contatos: 3349-1681 (Whatsapp) ou também siga a nossa página do facebook: https://www.facebook.com/reitoriadocarmo/. Caso queira conhecer-nos, a sede do “Mosteiro Monte Carmelo – Reitoria do Carmo” está localizada na Rua La Salle, 850, Pinheirinho/Curitiba-PR.

(Foto: Frei Alberto)

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo