1ª Semana de Artes da Arquidiocese de Curitiba apresenta bate-papo com o tema “Para uma Pastoral da Cultura: caminhos trilhados e perspectivas no Brasil”

whatsapp-image-2021-07-29-at-16-09-53
A Semana de Artes, na busca de uma visão renovada das linguagens artísticas ao serviço do Reino de Deus, está fortemente atrelada à nossa vivência mística em Cristo e à vida litúrgica da Igreja. Por outro lado, uma Igreja em saída precisa olhar para a sociedade e tecer um diálogo profícuo onde “o Caminho da Beleza, a partir da simples experiência do encontro com a beleza que suscita impacto, pode abrir a estrada da busca de Deus e dispor o coração e a mente para o encontro com Cristo, Beleza da Santidade Encarnada” (Via pulchritudinis, 2006).
O Magistério da Igreja incentiva ao Povo de Deus a usufruir das linguagens artísticas, dentro de outros elementos, como meios de evangelização conforme aparece no documento “Para uma Pastoral da Cultura” de 1999. Este pensamento eclesial já deu alguns frutos na sua recepção no Brasil, mas falta ainda muito por fazer. Acompanhemos esta live que promete trazer profundas reflexões neste sentido.