No dia do Doador Voluntário, campanha reforça importância da doação de sangue

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

 

Comemorada no dia 25 de novembro, data foi criada para agradecer aos doadores e sensibilizar a sociedade sobre a importância

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, dá mais um impulso à Campanha Sangue Fraterno, que incentiva voluntários de cinco estados a doarem sangue e a realizarem o cadastro de medula óssea. A mobilização, que vai até o final deste mês, está sendo feita no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Na reta final e por ocasião da data comemorativa, colaboradores da das instituições parceiras e participantes da campanha estão sendo motivados a realizarem doações com realização de agendamento prévio.

O Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), instituição organizadora da campanha, Ir. Benê Oliveira, lembra que reservar 40 minutos de solidariedade pode ajudar a salvar até 4 vidas! Conforme ele destaca, as doações diminuíram drasticamente durante o período de isolamento social e, mesmo com avanço da vacinação, os estoques de bolsas ainda estão com níveis baixos. “Para nós, doar sangue é um ato voluntário e heroico, um grande ato de amor e de solidariedade. Quem doa sangue, doa uma nova oportunidade de vida”, ressalta. Ainda segundo Ir. Benê, reeditar anualmente a campanha Sangue Fraterno faz parte da missão Marista.

Como participar da Campanha Sangue Fraterno

Além dos colaboradores da PMBCS, Grupo Marista, FTD Educação e Unimed Estado do Paraná, que estão sendo convidados a participar da mobilização no dia 25 de novembro, outras pessoas que queiram doar sangue nessa data devem entrar em contato com o banco de sangue mais próximo da sua casa para obter informações detalhadas e agendar a doação. Doadores paranaenses podem informar o código 1059 para identificarem que foram motivados pela Campanha.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias. Em um período de 12 meses, até 04 doações podem ser feitas. Para as mulheres é necessário aguardar em um intervalo de 90 dias. Até 03 doações podem ser realizadas durante um ano.

Como funciona a campanha?

A campanha Sangue Fraterno é realizada anualmente e visa mobilizar colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul e possíveis doadores nas regiões onde a Organização Religiosa atua, sempre com o objetivo de impactar o maior público possível. Ao todo, são mais de 10 mil colaboradores atuantes em atividades religiosas, de Saúde e Educação em cinco estados brasileiros. Neste ano, em Curitiba, mensagens de incentivo foram projetadas em fachadas de edifícios da cidade.

Para ampliar o alcance da Campanha, a Unimed Federação do Estado do Paraná, que conta com mais de 11 mil médicos cooperados, 6 mil colaboradores e 1,5 milhão de beneficiários, também está colaborando na divulgação do Sangue Fraterno em seus canais internos de comunicação e nas redes sociais.

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo