Lançamento do Livro “Mosteiro Monte Carmelo: Comunidade Terapêutica e paradigma de mudança na Vida Religiosa”

 

Capa do livro
Capa do livro

O livro “MOSTEIRO MONTE CARMELO: comunidade terapêutica e paradigma de mudança na Vida Religiosa” (Íthala, 2021, 249 p.) é fruto de anos de vivência, repletos da misericórdia de Deus. As Casas do Servo Sofredor – Mosteiro Monte Carmelo nasceram no ano de 1994, para atender moradores de rua com dependência de álcool e drogas, que buscavam ajuda no Convento Carmelita da Vila Fanny, em Curitiba-PR.

A partir da parábola do Bom Samaritano (Lc 10,34) e da figura de Jesus como Servo sofredor (Is 42, 1-9), essas casas têm acolhido centenas de homens e mulheres vulneráveis no estado do Paraná, nas cidades de Curitiba, Contenda, Nova Aliança do Ivaí e Paranavaí, e em Santa Catarina, nas cidades de Ilhota e Gaspar. Sua proposta reflete o carisma da Ordem do Carmo presente na Regra de Santo Alberto de Jerusalém e tem como lema: “ajudar quem quer se ajudar”.

A partir daquilo que já se vive no cotidiano das casas, Frei Francisco Manoel de Oliveira, O. Carm., conhecido carinhosamente por Frei Chico, reuniu alguns autores para ajudar a refletir temas caros à proposta terapêutica do Mosteiro Monte Carmelo. Esse livro tão sonhado é uma expressão viva da contemplação do trabalho de Deus na vida de tantos homens e mulheres, tidos como vulneráveis dentro da história, bem como de uma homenagem a Frei Chico, que esteve à frente do projeto por mais de 25 anos.

O livro, com prefácio de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, e com um relato acerca das origens deste projeto de Dom Frei Wilmar Santin, O. Carm., bispo da Prelazia de Itaituba-PA, é composto por seis capítulos e dois anexos. Primeiramente, o Irmão Geraldino do Espírito Santo, OTC, é um testemunho vivo de recuperação da casa, no qual relata a história desta instituição. Os grandes biblistas Frei Carlos Mesters, O. Carm., e Frei Rivaldave Paz Torquato, O. Carm., refletem o tema do sofrimento humano na Sagrada Escritura. Frei Edmilson Borges de Carvalho, O. Carm., situa a experiência da mística carmelitana e da compaixão no Mosteiro Monte Carmelo. A psicóloga Therezinha Moura Jorge sistematiza a compreensão da escuta no processo terapêutico dos acolhidos e das acolhidas. Por fim, uma reflexão sobre a sustentabilidade social da casa fica a cargo do economista Paulo Gracilio da Silva.

Os livros poderão ser adquiridos em sua sede, situada na Rua La Salle, 850, Bairro Pinheirinho, Curitiba-PR, ou também pelo telefone (41) 3349-1681.

 

Frei Kleiton Jesus Ribeiro, O.Carm. – Presidente da CSS

Frei Edimar Fernando Moreira, O.Carm. – Vice-Presidente da CSS

Frei Alberto Henrique Marini, O.Carm. – Voluntário na Escuta Terapêutica

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo